“O Estado investe na saúde, na acolhida dos profissionais e, assim, a gente melhora a assistência ao paciente”. A avaliação é da infectologista pediátrica Michelle Pinheiro, que faz parte do grupo de 202 novos servidores estatutários do Ceará empossados nesta quarta-feira (3). A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho e, ainda, dos secretários-executivos da Sesa.
Michelle foi destinada ao Hospital Infantil Albert Sabin e se diz orgulhosa por saber que dedicará seu trabalho a um hospital de referência no estado. “Eu já trabalhei no Sabin como cooperada. Com a oportunidade do concurso, agora estarei voltando como servidora do Estado para um serviço com o qual eu gosto de trabalhar e onde sei que vou ajudar com a saúde de pequenos pacientes”.
O governador Elmano de Freitas acolheu os profissionais na rede pública, reforçando o compromisso com a área da Saúde e, ao mesmo tempo, dividindo a responsabilidade de cuidar do povo cearense. “Para esse trabalho ser realizado, precisamos dos servidores, profissionais de muito valor para a sociedade. O que eu espero é que o sentimento que vocês têm no coração de dedicação se prolongue. O nosso povo merece tudo de melhor de nós”.
Entre os 202 empossados de 295 nomeados, estão: médicos, analistas administrativos e profissionais da área de assistência, como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Os profissionais estão lotados no Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará, nas Superintendências Regionais de Saúde Fortaleza (SRFOR) e Cariri (SRSUL) e em unidades da rede Sesa.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, fez um pedido norteador aos novos concursados: “Quero pedir empatia, que se coloquem no lugar das pessoas que irão procurar vocês. A pessoa que vai a uma unidade de saúde quer se sentir cuidada, quer atenção, e a gente quer essa humanização na Saúde”. Além disso, a secretária reforçou o compromisso da Sesa de cuidar desses profissionais. “Estamos aqui para cuidar de vocês. Juntos, ofertaremos saúde de qualidade à nossa população”.
A posse marca a realização de sonhos da enfermeira Ana Bárbara do Nascimento: o de ser aprovada em um concurso público estadual e o de poder atuar em seu município. “É a primeira vez que estou sendo empossada e é mais satisfatório saber que vou trabalhar na cidade onde eu moro. É um local onde eu sonhava em trabalhar. E, agora, eu espero cumprir minhas atividades com excelência, ética e compromisso, contribuindo para um bem comum”.
Ana Bárbara está assumindo o cargo de enfermeira assistencial na Coordenadoria da Área Descentralizada de Saúde de Caucaia. Distribuir os profissionais nos municípios do Ceará faz parte do compromisso do Estado de fortalecer a regionalização da Saúde.
Durante a solenidade, os novos profissionais firmaram o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. E é nisso que acredita o fisioterapeuta Welleson Costa: trabalhar, cada vez mais, pela melhoria da saúde da população. “Eu quero fazer a diferença para a vida de mais pessoas, ao colocar em prática as políticas públicas de saúde”.
O somatório de 2023 e 2024, resulta em 2.356 profissionais nomeados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2023, 600 novos servidores foram convocados em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Em 2024, já são 356 convocados. Até o final do ano esse número chegará a mil. Nos próximos dois anos, 2025 e 2026, a expectativa do Governo do Ceará é de convocar mais de 2.300 profissionais.
Conforme afirmou o governador Elmano de Freitas, “o estado pretende cumprir o cronograma de chamamento estabelecido em lei”.
Amélia Gomes - Ascom Casa Civil