noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Saude

Hospital Regional do Cariri mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação

Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.

Publicada em 30/11/23 às 21:28h - 69 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Hospital Regional do Cariri mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação  Compartilhar a noticia Hospital Regional do Cariri mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação  Compartilhar a noticia Hospital Regional do Cariri mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação

Link da Notícia:

Hospital Regional do Cariri mantém nível máximo de excelência certificado pela Organização Nacional de Acreditação
Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.  (Foto: Rádio Tribuna de Iguatu)

Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, manteve o nível máximo de certificação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A categoria “Acreditado com Excelência” reconhece instituições de saúde que atingem padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, além de considerar que a cultura organizacional busca a melhora contínua.


Para que o grau mais alto da acreditação fosse mantido, o HRC passou por uma visita de avaliação realizada entre os dias 28 e 29 de novembro. Os avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitaram diversos setores do HRC e ouviram pacientes, gestores e colaboradores atuantes na assistência. Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.

O diretor-geral do HRC, Giovanni Sampaio Gondim, dedicou a conquista para todos os colaboradores da unidade. “Esse é o resultado do esforço de todos os profissionais da nossa unidade. Por isso, gostaria de dedicar essa certificação a todos que compõem o HRC, são eles que se esforçam diariamente para que o atendimento seja realizado da melhor forma possível”, disse.

Durante a inspeção, os avaliadores emitem um relatório final para a unidade. O documento aponta as oportunidades de melhoria para os próximos anos, o que permite aprimorar os processos de assistência em saúde.

A analista de Qualidade e Segurança do HRC, Pâmela Alencar, atribui o resultado ao fruto do empenho e trabalho em equipe. “Foi nítido o esforço e dedicação de todos os setores. Houve um misto de sensações, expectativas e os mais diversos sentimentos nesse período. Conseguimos reafirmar nosso compromisso diante das oportunidades de melhoria pontuadas e serão certamente acatadas e usadas como alavanca para ofertarmos um serviço ainda mais humanizado e individualizado”, comentou.

Acreditação ONA

Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A metodologia de certificação da ONA possui 3 níveis de acreditação, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Após a obtenção de uma destas acreditações, periodicamente, a instituição se submete a duas outras auditorias, as quais são chamadas de “Manutenção”, quando os auditores verificam se os requisitos de qualidade permanecem mantidos.

Em 2014, o HRC foi certificado com nível II pela ONA, passando a ser o primeiro hospital público com emergência das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a receber o título. Dois anos depois, a unidade foi recertificada e passou a ser o primeiro hospital público do Ceará a ser Acreditado com Excelência, Nível III ONA, além de ser o 2º do Nordeste e o 13º do Brasil.

Dos hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional do Cariri, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, são acreditados com excelência.

Via Blog do Amaury Alencar




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!