A Arquidiocese de Fortaleza proibiu o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em festas, eventos e celebrações promovidas pela Igreja Católica no município. A medida consta em um decreto divulgado nesta sexta-feira (17) e já está em vigor.
Segundo o documento, este é um gesto concreto do Jubileu da Esperança, um evento religioso que convida os fiéis a um período de reflexão, renovação e reconciliação.
A decisão tem como objetivo “promover a vida, a harmonia e o bem-estar das famílias e comunidades”.
A Arquidiocese de Fortaleza segue a orientação da bula Spes non confundit (“A Esperança não decepciona”), do Papa Francisco, que ressalta que a esperança deve ser um sinal visível, especialmente em tempos desafiadores, e também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que afirma no Documento 100: “a venda de bebida alcoólica contrasta com os programas de defesa da vida e combate à drogadição que a Igreja promove”.
A medida orienta sacerdotes, religiosos e leigos a garantir que os eventos arquidiocesanos comercializem, no lugar das bebidas alcoólicas, “alternativas saudáveis e espiritualmente edificantes” para os participantes.
“É urgente a conversão das comunidades paroquiais para evitar o contratestemunho de promoção do consumo de álcool em quermesses ou outras atividades recreativas da comunidade”, explica o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB.
O documento, no entanto, não esclarece se a decisão é permanente ou poderá ser alterada posteriormente. A venda de bebida alcoólica em quermesses e outros encontros religiosos é uma tradição utilizada pelas igrejas, inclusive como meio de levantar fundos e manter as obras de caridade da Igreja.
#JornalJangadeiro #ArquidioceseDeFortaleza #IgrejaCatólica #JJFeed #JJComportamento