A 21ª Romaria de Benigna e a 2ª Festa da Beata começaram no dia 15 de outubro, data que marca o nascimento da Menina Benigna. Os eventos continuam até o dia 24 de outubro, com uma programação religiosa e cultural que inclui celebrações, peregrinações e momentos de louvor, em homenagem à jovem mártir, assassinada aos 13 anos, em 1941.
O Padre Idemário Muniz, pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri, no Ceará, acolheu a todos e afirmou: “Já estamos nesta experiência de fé e de vida da grande romaria da heroína da castidade, um encontro pessoal com o Senhor que há de transformar a nossa vida e o nosso coração, além de servir para a nossa conversão e vivência do Evangelho nas nossas famílias e com a comunidade.
As atividades que estão na programação da festa já reúne um número expressivo de fiéis, que participaram da Romaria das crianças, romaria das bikes, cavalgada, além de peregrinos que chegam de diversos lugares do país.
O ponto alto da programação acontece no dia 24 de outubro, quando se comemoram os 83 anos do martírio de Benigna Cardoso.
A programação do dia começa com uma celebração no bairro Inhumas, às 6h, no local exato onde a adolescente foi morta. Às 9h, haverá outra missa no Santuário de Benigna, seguida, às 11h, pela tradicional Missa das Flores na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, onde a beata está sepultada. Durante essa celebração, os romeiros costumam depositar flores sobre o túmulo de Benigna, em um gesto de respeito e veneração.
Já no período da tarde, a partir das 14h, acontece a acolhida das caravanas, depois a tradicional procissão com a imagem da beata, em um percurso de 2 km até a Igreja Matriz de Sant’Ana, no centro de Santana do Cariri.
O encerramento acontece com missa solene, que será presidida pelo bispo diocesano dom Magnus Henrique, e concelebrada por todos os padres da diocese de Crato e sacerdotes visitantes.
Fonte: CNBB