O Senado Federal aprovou o PL 4943/2023 que institui a data de 7 de outubro como o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB/SP), nesta terça-feira, 28 de novembro. O deputado Luiz Gastão (PSD/CE) foi relator do projeto na Câmara e articulou a aprovação na Casa Alta.
A matéria foi apreciada na Comissão de Educação do Senado sob a relatoria do senador Marcos Pontes (PL/SP), que aproveitou a oportunidade para fazer um requerimento de urgência de deliberação do projeto em plenário.
O pedido foi subscrito em conjunto pelos senadores Laércio Oliveira, Leila Barros, Paulo Paim e Flávio Arns e ganhou o apoio de vários partidos.
Já em plenário, o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi aprovado por unanimidade. Agora, a matéria irá para sanção presidencial.
A data escolhida é a mesma em que é celebrado o dia de Nossa Senhora do Rosário. De acordo com a fé católica, em 7 de outubro de 1212, Maria fez uma aparição na França. No episódio, ela entregou um rosário, também conhecido como terço, a São Domingos de Gusmão.
A devoção do Rosário consiste na contemplação da vida de Jesus em quatro momentos, chamados de Mistérios: os Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. A reflexão é feita durante a oração das diversas fases de Jesus em sua vida na Terra.
Fonte: Senado Federal