noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Religiao

Governador do Ceará assina decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu,

O decreto resgata memórias e reconhece o crime contra a humanidade

Publicada em 29/11/23 às 18:14h - 73 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governador do Ceará assina decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu,  Compartilhar a noticia Governador do Ceará assina decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu,  Compartilhar a noticia Governador do Ceará assina decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu,

Link da Notícia:

Governador do Ceará assina decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu,
 (Foto: Elmano de Freitas/Redes Sociais)

O governador Elmano de Freitas (PT) oficializou, na segunda-feira (27), o decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu, localizado em Senador Pompeu. O reconhecimento unânime ocorreu em agosto de 2022, no Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), na Biblioteca Pública do Ceará. Completando 90 anos no ano passado, o espaço já era considerado patrimônio histórico-cultural em nível municipal.

O processo de tombamento foi agilizado graças à colaboração entre o Governo do Estado, IFCE, gestão de Senador Pompeu e Assembleia Legislativa do Ceará. O Sítio Histórico do Patu, um antigo campo de concentração de retirantes da seca, agora é reconhecido como patrimônio histórico e artístico do Ceará.

Ao anunciar a assinatura do decreto, o governador destacou a importância não apenas da preservação do Sítio Histórico, mas também da relevância das histórias de vida das pessoas que estiveram lá durante a seca de 1932. Elmano de Freitas ressaltou que o tombamento é um reconhecimento do crime contra a humanidade, especialmente contra os mais pobres.

Em 2022, os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que reconhece a relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, conhecida como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu. O local já havia sido considerado patrimônio histórico-cultural em nível municipal em junho de 2021. Dos campos de concentração erguidos no Estado, o de Senador Pompeu é o único que ainda possui edificações, com um canteiro de obras contendo 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Estima-se que cerca de 12 mil pessoas tenham perdido a vida, representando mais da metade dos concentrados.

No âmbito das ações de preservação, o Casarão da Inspetoria teve o início da restauração do telhado neste ano, sendo uma conquista através de emenda parlamentar. 

diocesedeiguatu.org.br



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!