No segundo domingo de novembro (12) a cidade de Senador Pompeu se prepara para realizar a 41ª Caminhada da Seca, um evento que reúne milhares de fiéis, visitantes e turistas em uma jornada de mais de 3 km a pé, rumo ao Campo Santo do Sertão do Ceará.
A Caminhada da Seca é uma tradição religiosa e cultural que tem como objetivo homenagear a memória das vítimas do Campo do Patu, um dos sete Campos de Concentração instalados no Ceará, durante a grande seca de 1932. É uma jornada de memória, devoção e resistência em prol da justiça social para as Santas Almas da Barragem do Patu.
Este ano, o tema escolhido é "Pela preservação da memória, da história, por justiça social e pelas santas almas da Barragem do Patu”.
A temática convida todos os participantes a caminhar em busca de um mundo mais justo, onde a memória seja preservada, onde todos tenham seus direitos assegurados e onde a devoção às santas almas da Barragem do Patu inspire mudanças, tanto no presente quanto no futuro, para que prevaleça o bem comum.