Tradicionalmente o mês de Maio é dedicado às mães, sendo que a Igreja Católica também dedica à Maria, Mãe de Jesus, aliás, a hipótese do motivo de ser o “mês das noivas” se dá pela influência dos católicos que veem na fígura da Virgem de Nazaré uma flor em forma de mulher.
Nesse período é comum que se realizem procissões e a festa do coroamente de Nossa Senhora, costume que nos veio pelos portugueses colonizadores, especificamente pelos jesuítas.
Na comunidade de Cardoso I – Iguatu foi realizada ontem sábado (14), a missa solene em seguida a coroação, evento encerrando de forma muito espetacular e emocionante, com muita participação dos devotos após vasta programação de novenário, missas, homenagens, convidados e parte social, ocasiões quais congregaram tanto a comunidade local quanto as adjacentes, cuja programação fora iniciada no dia 3 de maio de 2023.
A festa este ano teve como tema central: “Com Nossa Senhora de Fátima vivemos a nossa vocação Missionária, Dom e graça de Deus.”
A cada noite foram homenageados várias pessoas e segmentos da sociedade, e a Rádio Tribuna de Iguatu também foi lembrada pela Coordenação local, destacando que o veiculo que tem como fundadora a jornalista Lucinete Alves, que iniciou suas atividades na própria comunidade, no Cardoso I, com permanência de sede por 20 anos.
De acordo com a professora Aurineide Eduardo, “a homenagem é justa por se tratar de um orgão tão importante que nasceu e cresceu entre a população local”.
Na oportunidade reconheceu o informativo como veículo de comunicação que “presta relevante serviço á sociedade, tanto na área religiosa, como na educação e traz informações comprometidas com a verdade”.
Na ocasião, Lucinete Alves agradeceu a sublime lembrança e abdicou da homenagem transferindo-a à comunidade, aos parceiros e à equipe religiosa e social que mantém firme as celebrações na capela.
Em 2023, a Festa da padroeira da capela do Cardoso I ganhou um reforço extraordinário com adesão de uma equipe social coordenada pela devota Neide Cassiano e filho Hermeson, que em comunhão com toda comunidade, pais dos anjinhos, padrinhos, patrocinadores, demais parceiros e equipe religiosa, com muito esforço, dedicação e fé, proporcionaram uma brilhante festa para homenagear Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Cardoso I.