Nos dias 15 e 16 de abril de 2023 a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Matriz do Prado em Iguatu, recordou com gratidão e saudades a Páscoa Eterna do seu filho querido e pastor Pe. Patrício Fitzgerald,
Na programação das homenagens, dia 15 aconteceu a Celebração da Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano de Iguatu Dom Geraldo Freire, contando com a presença de outros padres, incluindo alguns padres irlandeses, os Redentoristas Pe. Alberto MC Gettrick C. Ss. R., Pe. Mateus O'Sullivan C.Ss.R., Pe. Júlio Ferreira, e de Iguatu o Monsenhor Afonso Queiroga e o padre Ricardo Alves, além do cantor Zé Vicente um dos coordenadores das homenagens.
Já no dia seguinte 16, data em que ocorreu a sua morte, por volta das 8h30min da manhã, membros e fieis da Paróquia do Prado finalizaram as homenagens com uma visita ao local do ocorrido, às margens do rio Jaguaribe, na vila Penha, na referida cidade. Ao redor do cruzeiro teve um momento em que testemunhas falaram um pouco da vida do padre Patrício, relembrando a sua história.
Foi no dia 29 de julho de 1972, que chegou à cidade de Iguatu, o Pe. Patrício Fitzgerald vindo da cidade de Co Kerry, na Irlanda, para trabalhar na Paróquia do Prado, juntamente com o Pe. Marcelo Lavery.
Foi então que, no dia 15 de abril de 1973, Domingo de Ramos, o redentorista coordenou um “Retiro” com a participação de mais de 50 jovens e, na tarde do outro dia, ou seja, 16 de abril, saindo para algumas horas de lazer com seus confrades, na localização de Vila Penha, por ocasião de uma grande enchente no rio Jaguaribe, após algumas horas de recreação, afogou-se nas águas profundas do referido rio, onde permaneceu por três dias.
Foram dias difíceis de desesperada busca. O nível da água do rio começou a diminuir, foi quando o conhecido sanfoneiro o Sr. Antônio Ozório, encontrou o seu corpo, que foi sepultado na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado o qual era pároco, onde conviveu apenas menos de um ano como padre na instituição.
De acordo com as testemunhas, o redentorista Pe. Patrício dedicou parte do seu trabalho de modo muito especial a juventude, organizando grupo de jovens de bairros, como também nas comunidades rurais da referida cidade. Foi por meio do Pe. Patrício que surgiu a organização de muitos grupos de jovens que na época se reuniam nas capelas ou escolas, com promoção de eventos objetivando o crescimento espiritual e social da classe.
O mesmo foi muito querido por todos devido ao seu gesto humilde e dedicado aos serviços da Igreja.
Seja um apoiador da Rádio Tribuna de Iguatu e ajude a continuarmos gerando conteúdo. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo: CNPJ: 00738169000143 (Francisca Lucinete de Souza).
Inscreva-se no nosso canal: @radiotribunadeiguatu e acione o sininho!
Parabéns pela homenagem ao Padre Patrício (in memoriam), foi uma pessoa muito importante para os iguatuenses apesar do pouco tempo de convivência na nossa cidade.