Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultou no resgate de 47 pássaros silvestres e na captura de um homem suspeito de violência doméstica, posse ilegal de arma de fogo e por crime ambiental. A ocorrência foi registrada na noite dessa segunda-feira (28), no município de Redenção – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.
A composição recebeu uma denúncia de violência doméstica, onde o suspeito teria lesionado a sua atual companheira e a sua enteada. Chegando no local, os policiais militares apreenderam dois facões, duas peixeiras, uma espingarda e pássaros silvestres. Foram 47 pássaros, entre eles, 12 galos-de-campina, sete sabiás amarelos, dois trinca-ferros, nove bicudos, dois curiós, cinco abre-e-fecha, dois tizius, dois golinhos, três sabiás-da-mata, dois sibites e um papa-capim. Na ação, também foram apreendidas gaiolas de madeira.
O suspeito, os pássaros e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Municipal de Redenção, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Na unidade policial, o suspeito, de 66 anos, foi autuado em flagrante por ameaça e injúria no contexto de violência doméstica, crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Os pássaros foram soltos em habitat natural.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/
As denúncias também podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3332-2651, da Delegacia Municipal de Redenção. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Fonte: SSPDS