Na sexta-feira, 16/02 o governador Elmano de Freitas anunciou detalhes da liberação das águas do São Francisco para o açude Castanhão. Segundo o gestor, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vai liberar a vazão de 6,5 metros cúbicos por segundo do município de Jati em direção ao reservatório.
As águas liberadas devem percorrer os 53 km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC) até chegar ao maior reservatório do Estado. A previsão é que esse percurso seja completado em até 20 dias.
A iniciativa visa otimizar a distribuição de água em meio às previsões de chuvas abaixo da média no Ceará neste ano e a estratégia faz parte de um planejamento estadual para lidar com a seca. Ao garantir um solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o açude, a medida reduz as infiltrações e minimiza o desperdício de água.
De acordo com o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a transferência de água terá um impacto significativo na garantia hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses. Além disso, contribuirá para melhorar a oferta de água para as atividades produtivas rurais no Vale do Jaguaribe.