A romaria de Nossa Senhora das Candeias tem movimentado Juazeiro do Norte, e na edição deste ano turistas e moradores poderão visitar uma exposição de repteis que está localizada na Praça Padre Cícero, no centro da cidade. A exposição conta com nove conjuntos de animais, desde alguns mais tradicionais e conhecidos do públicos até aqueles classificados como exóticos.
O Portal Miséria acompanhou a exposição, que ficará disponível até o próximo dia 4 de fevereiro. Observa-se que para acessar a exposição é cobrado o valor de R$10, que é revertido para o projeto Santuário Zoológico de Répteis e Cia, responsável pela organização do espaço.
O projeto funciona como um abrigo para os animais que não podem ser devolvidos à natureza em face do fator exótico ou da não readaptação à vivência em seu habitat natural, já que parte significa dos animais presentes no local foram capturados pelos órgãos ambientais em ações de combate ao tráfico.
O representante do Santuário Zoológico de Répteis e Cia destacou em conversa com a equipe do Portal Miséria que todos visitantes são guiados, e a partir da passagem por cada conjunto de animais podem tirar dúvidas e elucidar curiosidades sobre espécie.
Entre os animais que podem ser visitados estão o Dragão Barbudo, originário da Austrália. Além da Jiboia – segunda maior serpente do país, podendo atingir até 4 metros -. Em entrevista ao repórter Toni Sousa, o representante da exposição comentou que, apesar dos mitos, a Jiboia é um animal sem veneno algum e pacífico, mesmo ponderação feita sobre a Salamanta.
Reportagem: Toni Sousa e Guto Vital