A jovem Expedita Nayara da Silva Soares, 17 anos, uma estudante da escola em Tempo Integral Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, quase fechou a nota da redação do concurso Jovem Senador 2023.
O programa tem como objetivo fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania e proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal.
Com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”, Nayara atingiu na redação 9,95 pontos e só não conseguiu nota máxima pelo fato de apresentar problemas de margem. Ela se destaca no estado pela conquista.
Em contato com o repórter Ivan Silva, a jovem conta que ficou muito feliz ao receber a notícia da boa nota através da sua professora.
“Recebi a notícia foi pela minha professora de português e redação, Michele. Eu fiquei muito feliz pois já faz alguns meses que havia ocorrido o concurso, eu queria muito passar em primeiro lugar e fiquei triste na época, mas depois dessa notícia recente fiquei muito feliz”, conta.
O motivo da estudante ter ficado triste antes, é que após a redação ter sido enviada para a análise foi informado a ela que não havia passado para a próxima fase na escola mesmo.
“Eu fiquei decepcionada pois eu já estava treinando redações há muito tempo pro Enem e vestibulares, então tinha certeza que conseguiria usar os conhecimentos naquele momento, mas continuei melhorando desde então”, completou.
Nayara destacou também que a escola ajudou bastante nessa melhora na produção de redação.
“A atenção especial dada a todas as aulas, fossem elas de português, filosofia, sociologia, história e entre outras… Eu tentava extrair a essência de como isso poderia ser usado também em uma redação. Todos os professores da escola Maria Afonsina são muito dedicados à sua profissão, então eles fizeram parte desse acúmulo de conhecimento que muitas vezes serviram para aprendizados além da matéria em que eles ensinavam”, disse.
Essa não é a primeira conquista da jovem, ela tem muito a comemorar. Na redação do Enem 2023, ela atingiu 720 pontos e recentemente foi aprovada no vestibular da UECE – Universidade Estadual do Ceará, para cursar Letras.
“Fui aprovada no curso de letras língua inglesa, e atualmente estou esperando o resultado da URCA, que escolhi o curso de letras português”, destacou.
Nas redes sociais, a escola Profa. Maria Afonsina parabenizou a jovem Nayara Silva pelas aprovações e desejou sucesso na sua vida.
Via Blog do Amaury Alencar