O mês de janeiro, que antecede a quadra chuvosa, chegou e é tempo de olhar para o céu e outros sinais da natureza à espera de boas chuvas para encher açudes e assegurar boa safra de grãos, no sertão cearense.
Os ‘profetas da chuva’ anunciam as experiências herdadas de antepassados se neste ano o Ceará terá seca ou inverno.
A tradição mais uma vez foi mantida e em uma roda de conversa sob a sombra de uma frondosa árvore, um grupo de guardadores de experiências de chuvas apresentou suas experiências na manhã deste sábado (6) no Terreiro da Casa Mãe, no Sítio de Aroeiras, zona rural do município de Orós.
Cada agricultor traz sua experiência e compartilha com outros produtores rurais e convidados. O evento é promovido pelo músico Zé Vicente, parceiro do padre Zezinho, em uma área preservada, que mantém a memória de sua família. “Valorizar a cultura popular do sertanejo e preservar essa tradição em nosso meio é esse o nosso objetivo”, explicou.
Zé Vicente define o evento com os 'profetas' como o fortalecimento da cultura regional.
"Com toda a humildade, digo para vocês que nós, hoje, nos sentimos garantindo, atualizando e cuidando, como se cuida de uma roça, de cultivo, as nossas memórias boas, sagradas", finalizou Zé Vicente, idealizador do encontro.