O lançamento com direito a noite de autógrafos da obra ocorreu durante sessão solene da Academia Varzealegrense de Letras – AVL, ao qual ele ocupa a cadeira Nº 04 que tem como patrono Joaquim Ferreira, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade.
Algumas autoridades do município, como o prefeito Zé Helder, MDB, ao lado da primeira-dama, Sônia Fortaleza, e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alan Salviano, MDB, estiverem presentes no evento.
Nas redes sociais, Zé Helder e Alan Salviano parabenizaram o professor pelo lançamento.
Helder disse que o livro resume toda a obra literária do Pe. Vieira. E Alan destacou que foi uma experiência privilegiada participar do evento que enriquece a cultura literária e homenageia o ilustre ícone varzealegrense, Padre Antônio Vieira.
O livro “Vigário do Sertão – Vida e obra do Padre Vieira de Várzea Alegre” valoriza a extensa e dinâmica biografia do Padre Antônio Vieira, evidenciando o pensamento de um homem para o qual o limite da inteligência não existia.
Pe. Vieira, falecido deste 19 de abril de 2003, sempre superou seus próprios limites, surpreendendo a todos ao confrontar a ditadura, defender uma igreja voltada aos pobres e fazer história no mundo ao defender o meio ambiente e o jumento.
Dagoberto conta que os textos do Padre Vieira estão extremamente atuais. Nascido na Lagoa dos Órfãos em Várzea Alegre no ano de 1919, Antônio Batista Vieira (Padre Vieira) ganhou destaque em todas as áreas em que atuou, tendo escrito 22 livros entre 1963 e 1989.
No lançamento do livro, Dagoberto ministrou uma aula sobre o Padre Vieira, numa leve e profunda correnteza de conhecimento filosófico.
Esse não é o primeiro livro do escritor sobre o padre varzealegrense, ele já havia lançado “Antologia Sertão Brabo”. O filósofo também tem publicado o livro Considerações contemporâneas.
Dagoberto Diniz
Além de membro da Academia Varzealgrense de Letras, ao qual é um dos fundadores, Dagoberto Diniz faz parte também da Academia de Letras e Artes de Fortaleza – ALAF desde 2022, que tem como patrono Padre Vieira. Ele ocupa a a Cadeira 39.
Natural de Fortaleza, Dagoberto Diniz chegou em Várzea Alegre em 1993 e já foi diretor da escola Maria Afonsina Diniz Macêdo e Secretário de Educação. Em razão da sua atuação no município, recebeu o título de cidadão varzealegrense no início dos anos 2000 e a Medalha Papai Raimundo.
Créditos: varzeaalegreagora.com