Entre os últimos dias 26 e 29 de outubro, bombeiros, brigadistas florestais voluntários e socorristas atuaram no controle de um incêndio que se alastrou pela vegetação da Área de Preservação Ambiental da Bica do Ipu, na região da Ibiapaba.
De acordo com Danilo Melo, gestor da área, o local é de difícil acesso. O caminho era feito com o auxílio de facão e mesmo com o desmoronamento de pedras e com árvores tomadas pelas chamas e com as dificuldades, os focos foram controlados.
Danilo relata que houve dificuldade no reabastecimento de bombas costais e quando a água acabou, o incêndio foi controlado com o auxílio de enxadas, foices e ciscadores. “Depois de muita luta os focos foram apagados, embora saibamos que durante o dia, algum deles pode reacender, o que implica em um monitoramento dos mesmos”, disse.
O combate do fogo contou com a ajuda das brigadas voluntárias de Poranga e Ipu, do Corpo de Bombeiros de Ipueiras, representantes da Autarquia Municipal de Ipu e além de algumas autoridades.
Agentes da sede da Unidade de Conservação também prestaram suporte para as ações de combate, além de oferecer material, abrigo, hidratação hídrica e reabastecimento.
“Os seguranças, motorista, jardineiro e serviços gerais, todos se envolveram para combater os os incêndios florestais na UC”, explicou Danilo.
O Povo