Um incêndio de grandes proporções foi observado em uma serraria situada no bairro Alto São Francisco, em Quixadá, distante 163,4 km de Fortaleza. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira, 12, no momento em que funcionários estavam almoçando. Nenhuma vítima foi registrada.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) situadas em Quixadá e Quixeramobim foram acionadas para conter o fogo, que já se alastrava para residências que rodeiam a serraria — em torno de 60 mil litros de água foram usados na ação. A Prefeitura de Quixadá disponibilizou caminhões pipa para o combate as chamas.
De acordo com o subtenente Márcio Jean Soares de Sousa, que atuou na ação, fios antigos e expostos na serraria podem ter causado o incêndio — a grande quantidade de madeira no local contribuiu para alimentar o fogo.
Por causa da alta exposição ao calor, as casas localizadas ao lado da serraria ficaram em situação de risco. Em uma destas residências, policias civis e um membro da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) despejaram água de uma piscina em áreas onde o fogo se alastrava — a ação foi realizada antes mesmo do CBMCE chegar ao local.
Entre janeiro e agosto deste ano, 42 incêndios em indústrias foram apagados pelo CBMCE — deste total, 30 foram observados na capital e 12 no Interior.
No mesmo período de 2022, foram registrados 29 incêndios — neste sentido, em relação ao ano passado, 2023 apresentou um aumento de 44,82% no número de ocorrências.