O Programa Agro Tauá Produtivo foi lançado no último sábado (28/07), pela Prefeita Patrícia Aguiar, em solenidade realizada no Parque de Exposições Pedro Alexandrino Feitosa, que conto com as presenças de agricultores, produtores rurais, associações comunitárias e entidades ligadas ao setor rural, vereadores e lideranças.
O programa se propõe a mudar a realidade do campo com a implantação de ações transversais e multissetoriais dos diversos órgãos, entidades municipais e instituições representativas do setor produtivo rural do Município de Tauá, com o objetivo de estruturar os meios de produção e a economia rural através da aplicação de tecnologias, políticas de convivência e desenvolvimento econômico no semiárido.
O Programa Agro Tauá Produtivo será aplicado a todas as atividades econômicas rurais da agricultura e da pecuária, por meio de Arranjos Produtivos Locais que encontrem adequado processo de viabilidade técnica e retorno econômico, com atuação nos seguintes setores:
- Bovinocultura Leiteira e de Corte
- Ovinocaprinocultura de Corte e Leiteira
- Apicultura
- Fruticultura Irrigada
- Horticultura
- Suinocultura
- Avicultura
- Piscicultura
- Carcinicultura
- Produção de milho, feijão, algodão, mandioca, cana-de-açucar, dentre outras.
- Produção de Produtos Agroecológicos.
O programa será desenvolvido em territórios com abrangência nos sete distritos na zona rural de Tauá, através de Condomínios Rurais Produtivos, Fazenda-Escola Municipal Laboratório de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade Ambiental.
O Agro Tauá Produtivo terá gestão compartilhada, entre a Prefeitura de Tauá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e as cooperativas, associações, entidades e instituições de produtores rurais e criadores.
O ex-vice-governador Domingos Filho destacou que o Programa possibilitará o desenvolvimento do setor rural do Município de Tauá e agradeceu ao trabalho do Dep. Federal Domingos Neto, na viabilização dos recursos para a implantação do Agro Tauá Produtivo.
Repórter Wilrismar Holanda