Moradores de Ipu, a 294 km de Fortaleza, lamentam o fechamento do principal ponto turístico da região: a famosa Bica do Ipu. O equipamento é uma Área de Proteção Ambiental (APA), que compreende um espaço superior a 3 mil hectares, e é um grande atrativo econômico para o município.
Nos últimos dias viralizou nas redes sociais um vídeo produzido por um morador da cidade mostrando o acesso à bica que está bloqueado. No registro, Cícero Araújo lamenta o descaso dos governantes para com a estrutura.
“Nós temos uma beleza que não tem nada que se compare por aqui. Num sertão desse aqui, num calor desse aqui e nós temos uma cidade que é cortada por um rio que estão deixando se acabar. É um descaso que não deveria ter, a gente tem que zelar pelo o que é nosso. Do jeito que está aqui está caminhando para o colapso, está se acabando”, declarou.
Outro ponto abordado é a falta de estrutura e acessibilidade ao equipamento. Por exemplo, pessoas cadeirantes não têm acesso à bica e o trajeto é suscetível a acidentes. Para o morador, o ideal seria que houvesse um plebiscito para que a população ipuense contribuísse de forma ativa na tomada de decisões.
Além do mais, o fechamento da Bica do Ipu também afeta diretamente a geração de emprego e renda. Quando estava em seu pleno funcionamento, o ponto turístico contava com restaurantes e lanchonetes, que criavam vagas de trabalho para garçons, cozinheiros, entre outros profissionais.
Com o intuito de fortalecer o fluxo de visitantes na localidade, foi elaborado o Rota dos Mirantes. O projeto reúne uma série de atrativos para impulsionar a economia local e conscientizar a população da importância de práticas sustentáveis para a redução dos impactos ambientais.
A região da Ibiapaba, onde a bica está localizada, é conhecida por oferecer um turismo diferenciado daquilo que se espera do Nordeste. Ao invés do forte sol e das inúmeras praias, a Serra oferece um clima ameno e se destaca pela presença de cachoeiras e bicas, além do cenário propício para a prática de esportes radicais.
Via Rede ANC