Piauí - Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira, suspeito de envenenar e matar quatro pessoas de sua família em Parnaíba, no litoral do Piauí. Ele também foi hospitalizado no dia 1º de janeiro deste ano, mas já recebeu alta. A polícia investiga o caso como homicídio.
Ao todo, nove pessoas da mesma família consumiram um baião de dois (arroz com feijão) envenenado com terbufós, uma substância tóxica semelhante ao “chumbinho” e utilizada como inseticida. Uma criança de quatro anos continua internada.
Francisco é padrasto de Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, e Francisca Maria da Silva, de 32 anos, ambos falecidos. As outras duas vítimas são Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses, e Lauane da Silva, de 3 anos, filhos de Francisca. A criança internada também é filha de Francisca.
O terbufós, ao ser consumido por humanos, ataca o sistema nervoso central e a comunicação entre músculos, causando tremores, crises convulsivas, falta de ar e cólicas. Os efeitos aparecem pouco tempo após a exposição ao veneno e podem deixar sequelas neurológicas, além de causar a morte.
Via: G1