Na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 16 horas, o destacamento da Polícia Militar de Mauriti foi acionado por meio de uma ligação via WhatsApp, relatando uma possível tentativa de falsificação de documentos na agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Erimita Sampaio, no centro da cidade.
De imediato, uma equipe militar coordenada pela Capitão Brasil se dirigiu ao local e confirmou a veracidade das informações. A pessoa identificada como Devalcir Basílio Ferrari, de 48 anos, estava tentando abrir uma conta bancária utilizando documentos em nome de outra pessoa.
Os funcionários da Caixa Econômica Federal, ao perceberem a atitude suspeita e a possível fraude nos documentos apresentados, acionaram a Polícia Militar. Durante o interrogatório, o suspeito confessou que havia recebido a quantia de R$ 2.400 de um indivíduo chamado Marcelo para abrir a conta em nome de uma terceira pessoa, cuja identidade ele desconhecia. No momento da abordagem, Devalcir estava de posse de R$ 2.350, que foram entregues às autoridades policiais. Ele relatou também que foi levado até a agência por Marcelo e que não sabia de mais detalhes sobre a fraude.
A equipe policial conduziu Devalcir até a Polícia Federal em Juazeiro do Norte, onde ele foi ouvido pelo delegado plantonista, que lavrou o termo de qualificação e interrogatório. Em ato contínuo, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de falsidade ideológica, conforme o artigo 304 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 do Código Penal.
Devalcir Basílio Ferrari permanece sob custódia da Polícia Federal, que seguirá com os trâmites legais e dará prosseguimento ao procedimento judicial.
Caririceara