No domingo (5), durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, um homem de 50 anos foi preso por engano em uma escola no Recife. O candidato relatou que foi retirado da sala de prova e surpreendido por policiais militares com um mandado de prisão contra uma pessoa que possuía o mesmo nome e data de nascimento que ele.
Marcos Antonio Gomes da Silva, que trabalha como vendedor e pesquisador, estava realizando o Enem na Escola Estadual Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Segundo o relato de Marcos à TV Globo, ele estava respondendo à 30ª questão do teste quando a coordenadora do local de prova o convocou a sair da sala para assinar um documento.
Entretanto, ao ser abordado pelos policiais e ao apresentar seu documento de identificação, ficou evidente que, embora tivesse o mesmo nome e a mesma data de nascimento da pessoa mencionada no mandado, os nomes dos pais eram diferentes e o indivíduo procurado era natural da Paraíba.
Após a abordagem, ainda no pátio da escola, Marcos não pôde retornar à sala de aula devido à orientação dos policiais para que ele fosse encaminhado ao Instituto de Identificação Tavares Buril, localizado no Centro do Recife, a fim de verificar suas impressões digitais. Marcos, após ser liberado da delegacia, prestou uma queixa por danos morais, destacando o impacto em seu sonho de concluir a prova do Enem.
MAIS FM