Equipes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgataram 76 pássaros silvestres que seriam comercializados em uma feira, no bairro Henrique Jorge – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. O resgate aconteceu na manhã desse domingo (22).
Os policiais do BPMA realizavam diligências em uma feirinha, no bairro Henrique Jorge, quando indivíduos avistaram a viatura e fugiram. O grupo abandonou diversas gaiolas, com pássaros silvestres, que seriam comercializados no local. Os policiais resgataram 31 papa arroz, 10 golinhas, uma primavera, três caboclinhos, dois canários da terra, oito golinhas, um azulão, três bicudos, duas sabiás laranjeiras, currupiões, um abre-fecha, dois papas capim, dois bicos de lacre, um caboclinho de frade e sete canários pirritas. Os animais foram conduzidos para uma instituição não-governamental.
Na ação, os militares também apreenderam nove gaiolas de madeira, nove caixinhas para locomoção e três transportes de papelão. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), segue em diligências no intuito de identificar e autuar os envolvidos com a atividade ilegal.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7596, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.