A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulga o cronograma das auditorias que ocorrerão no próximo domingo, 2 de outubro, dia do 1º turno das Eleições 2022. A definição das 35 seções que serão auditadas ocorrerá em audiência pública, realizada pela CAVE, na véspera da eleição, 1º/10, às 9h, no auditório da nova sede do TRE-CE. O evento será transmitido pelo canal do Tribunal no YouTube.
O número de seções eleitorais em cada Unidade da Federação que devem passar por auditoria atende à Resolução do TSE nº 23.673/2021, no artigo 58. As Unidades que possuam de 15.001 a 30 mil seções eleitorais deverão sortear 35 urnas, sendo as 27 primeiras escolhidas para o Teste de Integridade e as 8 restantes passarão pelo Teste de Autenticidade. O Ceará possui, atualmente, 24.826 seções eleitorais.
Após a definição das urnas, o presidente da Comissão, juiz Rommel Conrado, comunicará imediatamente o juiz ou juíza eleitoral das seções escolhidas, a fim de que sejam tomadas as devidas providências para a realização dos testes.
Na audiência pública, serão indicadas/sorteadas 8 seções eleitorais onde acontecerá o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que deve ocorrer antes da eleição oficial, entre 7 e 8 horas.
O Teste de Autenticidade é uma auditoria realizada pelo juízo eleitoral na urna eletrônica da seção eleitoral definida na véspera da eleição, com a finalidade de verificar a autenticidade e integridade dos sistemas. Por meio desta auditoria, são comparadas as assinaturas digitais daqueles que foram lacrados no TSE (até 20 dias antes da eleição) com as assinaturas dos mesmos sistemas instalados na urna da seção eleitoral.
Este evento ocorrerá imediatamente antes do início da votação oficial, ou seja, antes da emissão da zerésima, que é um relatório emitido pela urna, antes da votação, comprovando que nela estão registrados todos(as) os(as) candidatos(as), e que nenhum deles(as) tem votos computados.
Das 35 urnas indicadas/sorteadas, 25 passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que acontecerá ao mesmo tempo que a eleição oficial, das 8h às 17h, no dia 2 de outubro, na nova sede do TRE-CE, localizada na rua Dr. Pontes Neto, 800, no bairro Luciano Cavalcante.
O Teste de Integridade é um procedimento que simula a votação, no mesmo dia e horário das eleições, em urnas eletrônicas, escolhidas ou sorteadas, na véspera do pleito. Utiliza dados oficiais e cédulas preenchidas, previamente, por entidades fiscalizadoras ou, na ausência destas, por terceiros, excluídos os(as) servidores(as) da Justiça Eleitoral.
A auditoria acontece em local público, com expressiva circulação de pessoas e é fiscalizado por representantes do Ministério Público Eleitoral, dos partidos políticos, das coligações e federações, da Ordem dos Advogados do Brasil e de diversas outras entidades fiscalizadoras. Além destes, uma empresa especializada, contrat
O evento é integralmente filmado por empresa contratada pelo TRE, mediante processo licitatório,
No dia 2 de outubro, das 8h às 17h, ocorrerá o Projeto-Piloto do Teste de Integridade das urnas eletrônicas com uso de biometria. O evento acontecerá no Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza (Av. Washington Soares, 3737), o maior local de votação do estado.
O Teste de Integridade com uso de biometria é um projeto do Tribunal Superior Eleitoral, conforme a Resolução TSE 23.710/2022. Esse teste contará com a participação de eleitoras e eleitores voluntários(as) presentes no local de votação. No Ceará, duas urnas estarão integradas ao projeto. O juiz Daniel Carvalho foi designado, por meio da Portaria TRE-CE nº 842/2022, para auxiliar o trabalho.
A participação dos(as) eleitores(as) no teste é facultativa. O(A) eleitor(a) será convidado a participar da auditoria, após votar normalmente na sua seção. Ele(a) apenas habilitará a urna com sua digital. Servidores(as) do Poder Judiciário lançarão os votos, em um sistema de apoio à votação e na urna eletrônica, utilizando as informações de cédulas de papel previamente preenchidas pelas entidades fiscalizadoras. Concluído o teste, às 17h, serão emitidos boletim de urna e relatório do sistema de apoio para comparação dos resultados.
É importante frisar que o(a) participante não votará duas vezes. Na urna utilizada no teste, ele(a) apenas libera a recepção do voto por meio de sua digital. Os votos inseridos nas urnas utilizadas no teste não serão contabilizados para o resultado da eleição.
Assista ao vídeo produzido pelo TSE e saiba mais.
Acesse a cartilha de Auditoria de Funcionamento da Votação Eletrônica e compreenda o processo de auditoria das Eleições 2022.
Mais informações sobre os procedimentos também podem ser acessados na página da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.
Serviço
Local: auditório da nova sede do TRE-CE (Rua Dr. Pontes Neto, 800, bairro Luciano Cavalcante)
Data e horário: 1º/10 (sábado, véspera da eleição), às 9h
Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais
Local: nas seções eleitorais definidas
Data e horário: 2/10 (domingo), das 7h às 8h
Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas
Local: na nova sede do TRE-CE (Rua Dr. Pontes Neto, 800, bairro Luciano Cavalcante)
Data e horário: 2/10 (domingo), das 8h às 17h
Projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria
Local: no Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza (Av. Washington Soares, 3737)
Data e horário: 2/10 (domingo), das 8h às 17h
Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL - TRE