As 14h desta quarta-feira (26/03/2025), a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Iguatu foi palco de uma reunião para a apresentação de um documento enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O documento, que passa por diversas avaliações e laudos técnicos antes de ser encaminhado ao município, foi analisado junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS).
O processo envolve a coleta de informações em Iguatu, que são posteriormente enviadas ao MDA e à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contribui com dados do último Censo para a definição da porcentagem de perdas agrícolas, que determina a elegibilidade ao benefício Garantia-Safra.
Durante a reunião, foi discutida a formulação do CMDS, além da análise dos laudos referentes ao Garantia-Safra para a safra 2023/2024. De acordo com a avaliação detalhada dos indicadores, não foi constatada perda agrícola suficiente para que o município de Iguatu receba o benefício nesta safra.
O conselho discutiu, entre todas as instituições que estavam presentes, as falhas que o programa Garantia Safra tem desde que iniciou, há 23 anos, que colocam todas as regiões do município no mesmo patamar.
O encontro contou com a presença de representantes de diversas instituições, incluindo o STR, Ematerce, CCDMI), Secretaria de Agricultura de Iguatu, SAFER, CMDS e IBGE.
A reunião reforçou a importância da transparência na análise dos laudos e a necessidade de acompanhamento constante das condições agrícolas do município.
Por Lucinete Alves/Jornalista/Registro MTB 3605/CE
Queremos agradecer aos nossos patrocinadores pelo apoio: Flora Pura, Restaurante D. Helena 2, UNIFIC – Faculdades Integradas do Ceará, Churrascaria Picanha Gril, Franciônio Chaves (Consultor Previdenciário).
Seja um apoiador da Rádio Tribuna de Iguatu, nos ajudando a continuar gerando conteúdo. Colabore com qualquer valor pelo PIX: lucineteigt.13@gmail.com (Francisca Lucinete de Souza) - Banco NEON. Deus te abençoe!
Obrigada por ler esta matéria e nos vemos na próxima publicação!