A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que a umidade relativa do ar no Ceará ficará entre 15 e 25% nesta semana. As regiões da Ibiapaba e parte do Centro-Sul podem apresentar esses índices, que representam valores entre alerta e atenção.
Curiosamente, esses índices são semelhantes aos registrados em Wadi Halfa, no Sudão, no deserto do Saara, um dos locais mais áridos do mundo, onde a umidade média desta quarta-feira é de 20%.
A temperatura máxima no estado deve variar entre 36 °C e 38 °C nas regiões do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Inhamuns, Cariri, Litoral Norte e Ibiapaba.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma umidade ideal em torno de 60%. Valores acima ou abaixo desse percentual podem representar riscos à saúde. Portanto, é aconselhável evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, além de beber muita água para manter a hidratação corporal adequada, especialmente idosos e crianças. Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar dependendo do peso ou se a pessoa pratica algum esporte.