O Projeto Abaeté- Homem verdadeiro surgiu com objetivo de sensibilizar a sociedade local e regional sobre a importância da preservação do rio Jaguaribe, por meio de ações educativas e ambientais.
Na manhã de domingo, 23, aconteceu a culminância do projeto com a 6ª edição da cavalgada cívica ecológica no leito do grande rio seco, em honra ao Padre Mororó, um mártir na luta pela liberdade em nossa terra.
Várias instituições participaram do evento que teve como ponto de partida a praça da igreja Matriz de Senhora Sant’Ana com benção da cavalgada, pelo pároco Padre Yukio Adelly, seguindo pela Rua Dr. João Pessoa, Monsenhor Coelho, Santos Dumont, Praça Alcântara Nogueira e Rua 13 de maio, finalizando no Bairro Fomento na propriedade de Manoel Valdenir de Oliveira. Na ocasião aconteceu uma confraternização com churrasco e a apresentação cultural de Galego Aboiador, Tatá Locutor e outros representantes maiores da civilização. Para encerrar o evento foi realizada uma missa celebrada pelo Padre Anastácio.
Conforme o idealizador do evento Neto Braga, que agora utiliza o nome “Jaguaribe” junto ao seu sobrenome, o rio, diariamente, tem sofrido degradação e poluição. “Nesses seis anos de projeto o maior legado é a participação popular e a discussão que criamos em torno da necessidade de implementar uma nova cultura. Através dessas ações educativas e ambientais, é possível que a gente possa a ver nosso rio Jaguaribe como era antes. Fazer dele um local de visitação, com trilhas ecológicas como estamos fazendo”, declarou.
“Vale ressaltar que o rio Jaguaribe é importante não só ecologicamente, mas também pelo seu resgate e importância histórica e econômica”, concluiu.
A cavalgada faz parte do calendário cultural e de eventos da cidade de Iguatu votado na Câmara Municipal por meio da lei municipal n° 2.802 de 20 de agosto de 2020, sancionada pelo prefeito municipal Ednaldo de Lavor Couras.