Na manhã da última quinta-feira, 23 de janeiro, a Associação Santa Edviges promoveu um evento memorável em Iguatu, homenageando as lavadeiras do Rio Jaguaribe. A iniciativa, conduzida por Neto Braga, integrou o projeto Ig Catu – Museu Vivo nos Trilhos da Cultura – Edição 2025, que busca resgatar e valorizar histórias de personagens importantes da região, muitas vezes esquecidas.
Treze lavadeiras do Rio Jaguaribe, foram reconhecidas por suas trajetórias de luta e trabalho árduo, essenciais para o sustento de suas famílias. Cada homenageada recebeu um troféu em reconhecimento à sua dedicação, em uma cerimônia marcada pela emoção e celebração da cultura local.
O evento contou com a presença de convidados ilustres, como Louzanira Oliveira, secretária de Educação de Iguatu; Monsenhor Afonso Queiroga; Claudemir, presidente do Sindicato dos Comerciários de Iguatu; Éder Rean, do LEO Clube; Camila Barbosa, professora, atriz, pesquisadora e contadora de histórias; Júlio Coelho, produtor audiovisual e pesquisador; e Carlê, atriz, pesquisadora e contadora de histórias.
Os relatos das histórias de vida das lavadeiras emocionaram os presentes, destacando o valor do trabalho dessas mulheres e sua conexão com o Rio Jaguaribe. Durante o evento, Carlê ressaltou a importância de momentos como esse, que resgatam a memória cultural e reforçam a necessidade de preservar o Rio Jaguaribe. “Esse rio, que alimentou tantas famílias, é um símbolo da nossa história. Reconhecer essas mulheres é também um ato de preservação da nossa identidade coletiva”, afirmou.
Após as homenagens, os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã, promovendo um momento de integração e reflexão sobre a importância cultural e histórica do trabalho das lavadeiras e do Rio Jaguaribe para a cidade de Iguatu.
Vale ressaltar que Neto Braga é um grande defensor do meio ambiente e, com seu incansável trabalho, busca valorizar também aqueles que são esquecidos pela sociedade, que deles só querem o trabalho, como as lavadeiras, os carroceiros, os agricultores e muitas outras categorias que foram essenciais para o desenvolvimento de Iguatu.
Na página do Facebook da Rádio Tribuna de Iguatu você confere outras imagens e vídeo ao vivo do evento.
Por Lucinete Alves/Jornalista/Registro MTB 3605/CE
Queremos agradecer aos nossos patrocinadores pelo apoio: Flora Pura, Restaurante D. Helena 2, UNIFIC – Faculdades Integradas do Ceará, Churrascaria Picanha Gril, Franciônio Chaves (Consultor Previdenciário) e Estacionamento do Amigo.
Seja um apoiador do nosso site, nos ajudando a continuar gerando conteúdo. Colabore com qualquer valor pelo PIX: lucineteigt.13@gmail.com (Francisca Lucinete de Souza) - Banco NEON. Deus te abençoe!
Obrigada por ler esta matéria e nos vemos na próxima publicação!