noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Iguatu

Açude Muquém: Nova Alocação de Água até 2025

A transferência de água do açude Muquém tem como principal objetivo garantir a segurança no abastecimento para o consumo humano, dos animais e para a agricultura irrigada, contribuindo assim para a sustentabilidade das comunidades locais.

Publicada em 22/10/24 às 13:02h - 104 visualizações

Site Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Açude Muquém: Nova Alocação de Água até 2025  Compartilhar a noticia  Açude Muquém: Nova Alocação de Água até 2025  Compartilhar a noticia  Açude Muquém: Nova Alocação de Água até 2025

Link da Notícia:

 Açude Muquém: Nova Alocação de Água até 2025
 (Foto: portal.cogerh.com.br)

Em uma reunião realizada no início do ano de 2024 na Câmara de Vereadores de Cariús, a Comissão Gestora do açude Muquém anunciou as operações de alocação negociada de água do reservatório, com planejamento até janeiro de 2025. O encontro contou com a presença do gerente da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, Welliton Ferreira, e o apoio do Núcleo de Gestão Participativa.

Atualmente, o açude Muquém possui uma capacidade de 45,2 milhões de m³, correspondendo a 97,1% do total. Durante a reunião, foram discutidos três cenários de liberação de água, visando garantir o abastecimento humano e a continuidade da agricultura irrigada na região:

Cenários Propostos

·        Cenário 01: Liberação de 200 L/s, garantindo perenização de até 11 km e abastecimento das sedes de Cariús. A liberação será constante, mas com vazões variáveis conforme a necessidade.

·        Cenário 02: Liberação de 300 L/s, permitindo que a água chegue até São Pedro do Norte (22 km). Com duração de 65 dias, a operação pode alcançar 600 L/s, encerrando-se caso a cota necessária seja atingida antes do prazo.

·        Cenário 03: Aprovado com 13 votos, este cenário prevê a liberação de 400 L/s, que pode alcançar a divisa entre Cardoso e Penha, cobrindo até 45 km. A operação se estenderá por 80 dias com 800 L/s, com a possibilidade de encerramento antecipado.

A operação do açude Muquém teve início em 02 de setembro de 2024, e a água já alcançou a localidade de Cardoso II. Faltam 6 km para que o fluxo atinja o final do trecho acordado, que inclui a comunidade da Penha, passando antes por Cardoso I.

Atualmente, o reservatório opera com uma vazão de 150 L/s, atendendo a cidade de Cariús. Contudo, a presença de poços ao longo do percurso torna o transporte da água mais lento.

A transferência de água do açude Muquém tem como principal objetivo garantir a segurança no abastecimento para o consumo humano, dos animais e para a agricultura irrigada, contribuindo assim para a sustentabilidade das comunidades locais.

Reportagem: Lucinete Alves/ Jornalista/Registro MTB 3605/CE

Trabalhamos em nome da C & M Equipe Garçons e Garçonetes, Flora Pura, Restaurante D. Helena 2, UNIFIC – Faculdades Integradas do Ceará, Churrascaria Picanha Gril, Franciônio Chaves (Consultor Previdenciário) Z Q Polpas, Giovani Cicle, Geoagro Ambiental, Rafael Salgados, Auto Posto Fomento, Churrascaria Encontro dos Amigos e Estacionamento do AMIGO.

Atenção: durante essa transmissão, você pode apoiar a nossa Página seu apoio com qualquer valor, minha chave PIX–E-MAIL: lucineteigt.13@gmail.com Desde já, obrigada e que Deus te recompense!

E não esqueça, você pode participar do nosso programa enviando suas perguntas, sugestões e comentários pelas nossas redes sociais ou, foto, áudio ou vídeo no nosso WhatsApp (88) 9.9736-1893. Sua participação é muito importante para nós!

#iguatu #curta #comente #compartilhe #siganossapágina @radiotribunadeiguatu

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!