Faltando pouco mais de 20 dias para as eleições municipais, o cartório da 13ª Zona Eleitoral concluiu, com sucesso, o treinamento para os 1.600 mesários que atuarão no pleito de 2024, que ocorrerá no dia 06 de outubro. As capacitações abrangem não apenas Iguatu, mas também Quixelô e Cedro.
O treinamento em Iguatu teve início na terça-feira, 10, focando nos eleitores selecionados para as funções de presidente e primeiro mesário das seções eleitorais. O encerramento da capacitação ocorreu na quarta-feira, 11. As atividades foram estendidas para Quixelô e Cedro nos dias 12 e 13 de setembro, respectivamente. No total, com outras funções incluídas, serão cerca de 2.000 voluntários envolvidos.
Durante o treinamento, os participantes assistiram a um vídeo detalhando suas responsabilidades, os documentos necessários para votar, o que fazer se a biometria não reconhecer o eleitor e como proceder em caso de falhas na urna eletrônica, entre outros procedimentos essenciais.
O juiz eleitoral da 13ª Zona Eleitoral, Dr. Raimundo Ramonilson, destacou a importância do comprometimento dos voluntários para garantir que o processo eleitoral seja eficiente e íntegro. Em sua presença durante as sessões de treinamento, o Dr. Raimundo enfatizou a valorização dos colaboradores voluntários da Justiça Eleitoral e a criação de um ambiente que estimule o engajamento cidadão no processo eleitoral.
O juiz também reconheceu o trabalho crucial realizado pelos membros das mesas receptoras de votos e pelo apoio logístico no dia das eleições. “Com o treinamento concluído, os mesários estão agora prontos para desempenhar suas funções e contribuir para a realização de um pleito tranquilo e bem-sucedido”, disse o juiz.
Em Iguatu, serão 78 locais de votação com 275 seções, atendendo um eleitorado de 70.892 pessoas.
Entre os voluntários estava a professora Adriana Costa, que participou das orientações e será pela terceira vez mesária na escola Filgueiras Lima. Para ela, o trabalho é ainda mais interessante, porque oferece a oportunidade de se conhecer diferentes pessoas e, com isso, criar vínculos. Acabo revendo muitos ex-alunos que ficam felizes em me verem trabalhando dessa forma. Para mim, é uma forma de promover a cidadania”, contou.
As pessoas que irão trabalhar como mesárias nas eleições terão direito a dois dias de folga e um vale alimentação. Além disso, quem participou do treinamento já tem direito a mais dois dias de folga.
Todos os colaboradores foram orientados a fazer também a capacitação disponível no aplicativo Mesário 2024 do TSE. A ferramenta mostra os procedimentos a serem adotados no dia do pleito, vídeo com instruções e um conteúdo interativo dividido em módulos para tornar a navegação mais intuitiva e fácil.
Jornal a Praça
Serviço
Cartório Eleitoral de Iguatu
Telefone: (88) 3581-2104