Esta matéria foi publicada no jornal impresso Tribuna de Iguatu em maio de 2019.
A vocação para a escultura se manifestou quando Araújo Neto ainda era criança. Ele contou a nossa reportagem que desde criança, com 7 ou 8 anos, já via as coisas e ia criando figuras na sua mente. “Com 11 anos, comecei a trabalhar em oficinas e a conhecer as peças dos carros, que se tornaram a matéria-prima para as esculturas", lembra. A primeiro veio meio por acaso, quando o escultor tinha 23 anos.
Sendo que até agora ele já concluiu várias peças transformando sucatas de ferro em belas artes que são comercializadas.
Imagem de Padre Cícero
Motorista da Polícia Federal no Ceará, o mesmo recebeu a incumbência do superintendente Delano Bunn de fazer uma imagem do "Padim Ciço", para ser colocada em frente à Delegacia Regional da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará.
Para a confecção da imagem de Padre Cícero foram usadas mais de duas toneladas de peças de veículos resultaram em uma escultura de 3,5 metros de altura.
O Home de Ferro
Outra grande escultura do artista pode ser vista em frente à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, em Fortaleza. O "Grande Homem de Ferro" pesa quase duas toneladas e tem 2,58 metros de altura.
Homenagens
O artista também prestou uma homenagem às mulheres que atuam na Polícia Federal. Para elas, ele construiu uma estátua da Deusa Atena, com cerca de 800 quilos e 2,28 metros, que está nos jardins da Superintendência desde 2010.
Presentes
Várias personalidades foram homenageadas com as suas obras de artes de ferro reciclados como Dr. Augusto Cury que recebe o presente ao lado do Delegado da Polícia Federal Dr. Delano Siqueira Bum.
Recentemente foi a vez do presidente do Brasil Jair Bolsonaro que recebeu uma pistola toda trabalhada com sucatas de carro.
No ateliê de Araújo Neto tem várias peças expostas e que mais chama a atenção dos visitantes é o cavalo de aço e lampião.