O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a ocorrência de “chuvas intensas” em vários estados brasileiros, incluindo 57 cidades do Ceará, até a manhã de sexta-feira (22).
Conforme o aviso, classificado como alerta laranja, os “riscos potenciais” incluem a possibilidade de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia. Ventos fortes de até 100 km/h também são esperados, com o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, inundações e descargas elétricas.
Além do Ceará, cidades de Alagoas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins também estão sob o alerta de “perigo” de chuvas.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Cariri deve seguir com condições favoráveis a chuvas até esta quinta-feira (21). E na sexta-feira (22), a tendência é de redução dos acumulados em todo o Ceará.
Para orientar a população, o Inmet divulgou uma série de recomendações para os residentes das áreas afetadas pelas chuvas:
Os municípios do Ceará incluídos no alerta do Inmet são: