Animais soltos pelas ruas é um problema grave que vem se arrastando ao longo dos anos em Iguatu e são motivo de reclamações constantes de toda a população. Vacas e cavalos soltos, pastando por alguns bairros são um perigo não só para a segurança de carros, motos e pedestres, além de desorganizarem a cidade espalhando lixo por onde passam.
Após os reclames da população o Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN reforçou nos últimos dias as operações de captura de animais entre equinos, burros, jumentos e bovinos pelas ruas da cidade. De acordo com o DEMUTRAN, a média de apreensão é de aproximadamente quatro animais por dia e o processo de captura ocorre três vezes por semana.
Os animais apreendidos são encaminhados para o curral do órgão, onde recebem cuidados básicos, incluindo água e alimentação. O período permitido para a estadia dos animais no curral é de até 60 dias e após esse prazo os animais vai para doação. Os tutores para não perderem a posse, é necessário fazer o pagamento de uma taxa que varia de acordo com animais de pequeno porte, médio e grande porte. Em casos de reincidência, essa taxa pode ser aumentada.
Em Redes Sociais, Giovani Guedes, secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, destacou a importância dessa iniciativa para garantir a segurança viária na cidade. “A Secretaria de Trânsito e Transporte de Iguatu está realizando a captura de animais que são soltos nas ruas e bairros da cidade. Isso é feito para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. Os donos dos animais apreendidos serão responsabilizados pelas despesas e multas previstas na legislação”.
A orientação do órgão é que os proprietários mantenham seus animais de grande porte presos em locais apropriados, evitando que eles circulem pelas vias públicas. É muito importante a fiscalização da população, que pode colaborar com o DEMUTRAN, reportando casos de animais soltos e contribuindo para a segurança de todos os cidadãos.
Além de preservar a tranquilidade das pessoas, esse trabalho em conjunto DEMUTRAN e sociedade civil visa garantir a segurança viária como também proteger os animais de agressões ou abusos por parte dos donos ou terceiros.