noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Iguatu

Prefeitura de Iguatu desenvolve programação para marcar Semana da Pessoa com Deficiência

Marconiza Moreno, mãe de filhos com deficiências fala da importância da programação do “Setembro Verde”

Publicada em 19/09/23 às 14:15h - 123 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeitura de Iguatu desenvolve programação para marcar Semana da Pessoa com Deficiência  Compartilhar a noticia Prefeitura de Iguatu desenvolve programação para marcar Semana da Pessoa com Deficiência  Compartilhar a noticia Prefeitura de Iguatu desenvolve programação para marcar Semana da Pessoa com Deficiência

Link da Notícia:

Prefeitura de Iguatu desenvolve programação para marcar Semana da Pessoa com Deficiência
 (Foto: Rádio Tribuna de Iguatu)

Aconteceu ontem segunda-feira, 18, no Auditório da Secretaria de Assistência Social direitos humanos e cidadania, a solenidade de abertura da campanha Setembro Verde. O evento teve como objetivo realizar um ato simbólico para conscientizar o público da importância da inclusão social de pessoas com deficiência e outras ações.

Prefeito Dr. Ronald Bezerra esteve presente ao lado de autoridades e convidados.

"Hoje, celebramos o futuro com a assinatura dos Convênios do FIA 2023, destinando 50 mil reais em incentivos para instituições que realizam projetos sociais com nossas crianças e adolescentes.

Também é o início de duas semanas muito importantes: a Semana da Pessoa com Deficiência e a Semana Nacional do Trânsito. Estamos comprometidos com a inclusão, a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos. Juntos, construímos um futuro melhor", disse o prefeito Dr. Ronald Bezerra.

Na programação do “Setembro Verde” que é o mês dedicado a inclusão social de pessoas com deficiência terá muitos eventos, segundo Marconiza Moreno, desenvolver esses eventos não só para a pessoa com deficiência, mas também como para a família, porque, como Franciele pontuou, existem as mães que elas se isolam completamente, deixa de viver. “E eu tive essa fase terrível e chegou uma fase nos primeiros cinco anos de vida de Rayane. Eu me dediquei totalmente a ela e acabei esquecendo de mim. Foi quando eu já estava com o tratamento dela já encaminhado, já tudo andando. A fisioterapia consome muito o dia a dia da gente morando em São Paulo, tudo muito longe. Eu parei para pensar e disse opa, não é assim que eu vou ajudar a minha filha. Então, primeiro eu tenho que me cuidar e ajudar também a mim. E busquei trabalhar e de lá para cá eu procuro sempre manter essa vida social junto com eles, né, deles participando de tudo, porque assim a gente. No caso de Rayane e Arthur, eu sou a voz, eu sou os braços são as pernas dele e por trás de mim, muitos assim como eu, também existem várias pessoas que passa por isso venceu isso, vivenciam isso. Então é muito importante desenvolver esses eventos não só para a pessoa com deficiência, mas incluir também a família, para que elas possam se sentir úteis e saber que são importantes também nessa causa, que juntos, todos têm que lutar por essa causa” frisou.

Já na manhã desta terça-feira, 19, aconteceu no centro de Iguatu uma Blitz Educativa  a fim de conscientizar a população sobre os direitos e deveres no transito. Marconiza comentou que uma das suas lutas foi pela vaga de cadeirante. ‘A falta de conscientização das pessoas que nessa vaga ela não é minha enquanto eu estou com os meus filhos, ela é dos meus filhos. Eu tenho a credencial e posso utilizar. A partir do momento que eu não estou com os meus filhos, a vaga não é minha nem por um minuto. Vim resolver coisas aqui no centro vendo a vaga de cadeirante lá vazia. Eu poderia muito bem usar da esperteza, botar credencial e estacionar. Jamais eu faria isso, porque assim, se eu fizer isso, eu tenho certeza que Franciele (cadeirante) poderia a qualquer momento chegar e precisar da vaga. Se a vaga é para cadeirante, então é do cadeirante.” Finalizou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Marconiza

19/09/2023 - 14:31:23

Obrigada minha amiga pela linda reportagem, a imprensa ajuda muito divulgando os eventos ...


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!