O CGM - Conselho Gestor Municipal do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste - Eixo Turismo Centro-Sul, elegeu nesta terça-feira, 12 de Setembro de 2023, uma nova coordenação para articular os trabalhos do projeto, sendo eleitos respectivamente:
Coordenador: Elenilton Lopes (Diretor das Empresas CBL, que atuam nas áreas de Hotelaria, Serviços Bancários, Construção Civil, Farmacêutica e Agropecuária)
Vice - Coordenadora: Cristiana Bezerra (Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Iguatu)
O PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial é uma iniciativa do Banco do Nordeste que incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
O CGM - Comitê Gestor Municipal, é um colegiado municipal formado por agentes públicos e agentes econômicos representantes de uma atividade econômica priorizada pelo PRODETER.
O CGM possui um Coordenador e um Vice – coordenador.
Os trabalhos do PRODETER – Eixo Turismo no Centro-Sul abrangem as cidades de Iguatu, Icó, Jucás e Orós e vem sendo desenvolvidos desde o início de 2022, com um cronograma de trabalhos estipulados inicialmente para três anos, já tendo avançado bastante, com ações em toda a região.
Para Elenilton Lopes, que tem participado do Programa desde a sua implantação, esse é um novo desafio, que terá toda sua dedicação em prol do Desenvolvimento do Centro-Sul: “Estou muito animado com essa nova fase do Programa. Estamos vivendo um período de esperança em Iguatu, onde a Gestão Pública, peça fundamental nesse tabuleiro, disponibilizou sua estrutura para fazer o Turismo crescer na região.
Lamentavelmente, ainda vivenciamos um período onde a maioria dos nossos entes, públicos e privados, ainda não enxergaram ou desconhecem o potencial que o turismo tem em Iguatu e região, e quando escutam falar em turismo, entendem que essa palavra significa apenas “hospedagens” e na realidade, turismo vai bem além do que isso. É uma cadeia que pode gerar muito desenvolvimento com pouco recurso investido, beneficiando toda uma cadeia de geração de emprego e renda. Nosso objetivo será movimentar o circuito, de forma que a cidade enxergue isso, e transforme esse potencial em ações práticas na geração de emprego e renda”, frisou.
Iguatu.Net