O Governador Elmano de Freitas (PT) ganha destaque, com entrevista à Revista Veja, edição deste domingo (23), fala sobre a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento das facções criminosas no Ceará. Elmano faz uma autocrítica e afirma que o PT não pode continuar falando apenas para a própria bolha.
Ao fazer uma análise sobre o cenário político nacional dos últimos oito anos, Elmano avalia que ‘’a disputa é de um campo democrático contra uma força com forte viés fascista e ditatorial, que é o bolsonarismo’’ e defende que o PT aprofunde o diálogo com as forças de centro para fortalecer um projeto que, em seu entender, atende a demandas da sociedade e, principalmente, à manutenção dos pilares da democracia.
TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL
‘’Queremos que esse arco de alianças possa se manter. Temos a leitura de que a disputa da sociedade brasileira não é de um partido da centro-esquerda contra um partido da esquerda. Veja as investigações sobre um plano de tirar a vida do vice-presidente e do presidente da República, de golpe, de prisão, de morte de um ministro da Suprema Corte’’, expõe Elmano, para, em seguida, observar: ‘’Isso demonstra que tipo de força política nós estamos enfrentando’’.
“O presidente Lula será o nosso candidato em 2026. Vai chegar muito forte para a reeleição e será vitorioso, se Deus quiser. A população saberá reconhecer tudo o que ele fez pelo país”.
Elmano, em entrevista à Revista Veja
Com essa leitura, Elmano vai além, com recado direto as diferentes correntes petistas: ‘’Portanto, o PT precisa ter muita clareza de deixar de falar apenas para a sua bolha e falar para a sociedade como um todo. O projeto de transformação do Brasil ocorre com esse conjunto de forças mais amplo’’.
REELEIÇÃO DE LULA
Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Elmano afasta a possibilidade do lançamento de outra candidatura e reafirma que o presidente Lula é candidato a um novo mandato para vencer nas urnas‘'. Repito: o presidente Lula é o nosso candidato à reeleição e chegará muito forte no ano que vem. E vai ser reeleito porque a população vai saber reconhecer tudo o que ele fez pelo país’’, destaca o petista.
Para Elmano de Freitas, o que o Governo precisa fazer é acelerar entregas para a população. ‘’O que o governo Lula precisa fazer e está fazendo é acelerar as entregas para a população. É continuar trabalhando, e muito, para melhorar a saúde, a educação, a parte social, combater as desigualdades’’, observa Elmano que, nesta semana, comandou, ao lado do presidente Lula, a inauguração do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza.
Segundo Elmano, cumprida a agenda de entregas, é preciso ainda mais diálogo com os aliados. ‘’Quanto à questão política, tem que dialogar com todos, tem que estar aberto ao entendimento e construir junto com quem quer fazer o melhor pelo Brasil’’.
COMBATE AO CRIME ORGANIZADO
O Governador Elmano de Freitas, ao ser perguntado sobre o avanço das ações criminosas no Ceará, afirma que o Governo do Estado amplia investimentos nas áreas tecnologia, de mão-de-obra, de viaturas e inteligência para garantir mais segurança à população. Elmano reconhece a área da segurança como desafiadora.
‘’A segurança é o tema mais desafiador. Diferentemente da saúde, área em que construímos hospitais e apoiamos a rede básica e de atenção primária, na segurança pública temos inimigos muito poderosos atuando, as organizações criminosas internacionais que estão muito capilarizadas em todo o território nacional’’, reconhece Elmano, ao destacar as ações do Governo para enfrentar o crime organizado.
“Temos facções disputando território e usando os jovens pobres. Mais de 80% dos homicídios no Ceará são de pessoas que integram essas organizações criminosas”
Governador Elmano de Freitas
Segundo o Governador Elmano de Freitas, são muitas ações e resultados que estão sendo obtidos: ‘’ Temos buscado investir na área de inteligência, fazer estudos sobre lavagem de dinheiro, porque entendemos que é importante asfixiar essas quadrilhas. Furtos e roubos diminuíram, mas reduzimos muito pouco os índices de assassinatos no estado. Temos facções disputando território e usando os jovens pobres’’.
Elmano respondeu, também, ao questionado sobre as ultimas ações criminosas que derrubaram provedores de Internet nas cidades de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, que abrangem a área do Complexo Industrial do Porto do Pecém, e nos municípios de Caridade e Canindé.
Para Elmano, infelizmente, a atuação do crime organizado ocorre no Brasil inteiro. ‘’Não é fenômeno de um só estado. O que temos feito no Ceará é enfrentar com muita força as facções. Temos reforçado nossas tropas e feito várias prisões, desarticulado grupos criminosos’’, disse Elmano, ao afirma, ainda, que defende sempre ‘’que haja uma união do país contra a violência, que os estados possam ter um apoio mais forte do governo federal, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso para verificar a questão das leis’’.
Fonte: Revista Veja, edição deste domingo (23),