Um grave acidente envolvendo um carro e um vagão do VLT no bairro Vila União, em Fortaleza, resultou na morte de três pessoas, incluindo uma criança, na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto. O Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, confirmou que as vítimas estavam no veículo, juntamente com outras duas pessoas que foram socorridas com vida.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) informou, por meio de nota, que foi acionado às 11h20min para atender a colisão. No local, os bombeiros resgataram duas pessoas com vida do interior do carro, mas infelizmente, uma criança já estava sem vida. Mais tarde, às 13h12min, os corpos de dois adultos foram retirados das ferragens.
"As equipes do Corpo de Bombeiros continuam no local, prestando todo o apoio necessário e trabalhando no resgate das vítimas", comunicou a corporação.
De acordo com informações apuradas pelo jornal O POVO, as vítimas fatais foram identificadas como Maria Auricelia Alves de Medeiros, de 38 anos, Maria de Fátima, de 72 anos, e Enzo Alves Dantas, de 6 anos. As sobreviventes, Francisca das Chagas, de 82 anos, e Aurilene Alves de Medeiros, de 40 anos, foram socorridas e levadas para o hospital.
Segundo uma nota emitida pelo Metrofor, o acidente ocorreu quando o veículo tentou atravessar a via férrea no momento da passagem do trem, entre as estações Borges de Melo e Vila União. A nota destaca que "as sinalizações do local estavam em pleno funcionamento no momento do acidente". Não houve vítimas entre os passageiros do VLT.
O tenente-coronel Tallys Lima, do Corpo de Bombeiros, relatou que, ao chegar ao local, a equipe de resgate encontrou cinco pessoas dentro do automóvel – quatro mulheres e uma criança do sexo masculino. "Dada a complexidade do acidente, foram acionadas guarnições de salvamento e combate a incêndio. As duas vítimas retiradas com vida foram transportadas por viaturas do Samu", afirmou.
Lima explicou que parte do veículo ficou presa sob o VLT, e as ferragens ficaram bastante danificadas. No entanto, a equipe de resgate conseguiu remover todas as vítimas do carro.
Moradores do bairro Vila União, como José Amorim, afirmam que a cancela da passagem de nível frequentemente apresenta problemas. Robério Abrantes, outro morador, destacou que este não foi o primeiro acidente no local e criticou a sinalização precária. "A cancela muitas vezes não funciona, e já ocorreram vários acidentes. Há dias em que a cancela fica abaixada o dia todo, e as pessoas são obrigadas a quebrar o cano para passar. Já aconteceu comigo. Eu estava levando meu filho ao hospital às 22 horas quando a cancela não baixou; por sorte, eu estava devagar e consegui evitar um acidente", relatou.
Os moradores pedem uma revisão completa das sinalizações em todas as passagens de nível do bairro Vila União e de outras regiões.
Com informações do O POVO