A ciência é uma aliada fundamental para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas de conhecimento, incluindo a Segurança Pública. Pensando nisso, com intuito de fortalecer os vínculos entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a academia, foi realizado, nesta terça-feira (6), um encontro entre representantes da SSPDS com professores pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). A reunião aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, classificou o encontro como produtivo. “Com a experiência acadêmica vasta e profunda que eles têm na área dos estudos sobre a violência poderão contribuir muito com o diagnóstico sobre o nosso trabalho contra grupos criminosos no Ceará, otimizando, ao máximo, a estrutura que nós temos, que são as nossas vinculadas, os nossos sistemas, os protocolos e o nosso planejamento estratégico”, detalhou o gestor.
O professor doutor, pesquisador e fundador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), César Barreira, afirmou que a aproximação entre a academia, que produz conhecimento científico, com as Forças de Segurança é um ponto positivo para o fortalecimento de estratégias no combate à violência. “É um dia histórico, nessa perspectiva que estamos realmente querendo fazer esse diálogo para colaborar, ajudar, e de certa forma, ter uma abertura maior com a Segurança Pública”, celebrou. Também participaram do encontro os professores pesquisadores do LEV/UFC, Jânia Diógenes Aquino; o professor pesquisador do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (Vieses/UFC), João Paulo Pereira Barros; e os professores pesquisadores do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Glaucíria Mota Brasil e Geovani Jacó de Freitas.
Além do secretário da SSPDS, Roberto Sá, estiveram presentes: o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social (SSPDS), Roberto Alzir Dias; o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano de Assis Sales; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE, Cristiano Lins; o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), tenente-coronel PMCE Gonçalo Eduardo Barreto Araújo.
Por: Lucas Memória- Ascom SSPDS