A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retoma, nesta quinta-feira (01/08), as atividades legislativas com a realização da primeira sessão plenária após o recesso parlamentar. As atividades de plenário seguem em formato híbrido (presencial e remoto), no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no 6º andar do anexo II da Alece.
A 63ª sessão ordinária da 2ª sessão legislativa da 31ª Legislatura terá, a partir das 9h30, a leitura das matérias que iniciarão tramitação na Casa e os pronunciamentos dos parlamentares.
De acordo com o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto de Aragão, neste segundo período do ano, umas das matérias mais importantes que deve tramitar na Assembleia é a que trata sobre a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2025. “A mensagem deve chegar à Casa em meados de outubro e, a partir da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, será designado relator, abrir prazo para emendas, assim como fazer as audiências públicas nos municípios do Interior para ouvir as demandas de cada região”, pontua.
BANCADAS
A composição do Poder Legislativo estadual passou por mudanças durante o primeiro semestre, em virtude de licença de alguns parlamentares e por alterações nas composições partidárias. Hoje, a maior bancada da Alece permanece reunida no bloco parlamentar formado por PT, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania, com 15 integrantes. A segunda bancada segue sendo a do PDT, com 14 deputados.
As bancadas do União Brasil e do PL contam com quatro integrantes cada; o MDB e o Progressistas seguem com três deputados cada uma. Dois deputados são do Republicanos. Já o Psol e o Avante possuem um representante cada.
Edição: Clara Guimarães