O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (26), um idoso no bairro Conjunto Ceará II – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. Ao catar latas, o reciclador caiu em um canal e não conseguia mais sair. O homem recebeu atendimento pré-hospitalar da composição da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (5ª Cia/1º BBM) e, com o auxílio de policiais militares, foi conduzido por uma ambulância até uma unidade de saúde.
Por volta de 6h30, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS) acionou o Corpo de Bombeiros para atender uma ocorrência no canal do Conjunto Ceará II. O solicitante informou que um idoso, ao catar latas, havia caído em um canal e não conseguia sair dele, em decorrência da correnteza, que tendia a levar a vítima junto ao curso do rio. Toda a situação transparecia tensa, uma vez que o homem estava nervoso e o solicitante pediu urgência no atendimento.
Segundo o comandante do socorro, o tenente Robério César Pinto de Menezes, “a vítima se encontrava caída no leito do canal consciente e orientada, sendo colocada em uma maca e imobilizada. Usando o corpo de uma escada, o homem foi içado até a ambulância”, informou. Após a chegada de um familiar, a vítima foi conduzida para avaliação em um hospital de trauma. Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também auxiliou no atendimento da ocorrência.
Dicas que salvam vidas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará reforça a importância do acionamento imediato do serviço de emergência, através do número 193, em casos de acidentes, ou situações de risco. “A rapidez no atendimento e o trabalho integrado das equipes de resgate são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar da população”, recomenda a corporação.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE