Nesta quarta-feira (15), o Palácio da Abolição foi palco de um importante anúncio para o desenvolvimento do semiárido nordestino. Com a presença de autoridades como o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, foram divulgados recursos de R$ 251,6 milhões destinados ao projeto Sertão Vivo.
A iniciativa Sertão Vivo tem como objetivo aumentar a resiliência climática de 63.111 famílias em 72 municípios do Ceará, apoiando diretamente a população rural do Semiárido. A ação é estruturada em três componentes principais:
Financiamento de Sistemas Produtivos Resilientes ao Clima (CRPS): Este componente visa apoiar a implementação de práticas e tecnologias que permitam a produção agrícola mesmo diante das adversidades climáticas, garantindo a segurança alimentar e a sustentabilidade das atividades produtivas.
Financiamento de Acesso à Água para Produção: Um dos maiores desafios do semiárido é a escassez de água. Este componente focará na construção de infraestrutura e sistemas de captação e distribuição de água, essenciais para a irrigação e outras atividades produtivas.
Gestão do Conhecimento e Ampliação de Escala: Para garantir o sucesso e a sustentabilidade do projeto, serão promovidas ações de capacitação, troca de conhecimento e disseminação de boas práticas entre os beneficiários e comunidades envolvidas.
Além do governador e do presidente do BNDES, o evento contou com a presença do engenheiro Ilo Neto, pré-candidato a prefeito de Iguatu, prefeitos de diversas cidades e vários deputados estaduais, dentre eles o deputado Agenor Neto. Na ocasião, ele falou a nossa reportagem sobre a importância deste investimento para a melhoria das condições de vida no semiárido cearense, reforçando o compromisso dos governos Federal e Estadual com o desenvolvimento sustentável da região.
“Este anúncio marca um passo significativo na luta contra os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos hídricos, promovendo um futuro mais resiliente e próspero para milhares de famílias cearenses”, afirmou.
Reportagem: Lucinete Alves
Foto: Rádio Tribuna de Iguatu
Queremos agradecer aos nossos patrocinadores pelo apoio: Rede de Comunicação ANC, Geovani Cicle, Auto Posto Fomento, Geoagro Ambiental, Flora Pura, Restaurante D. Helena 2, UNIFIC – Faculdades Integradas do Ceará, Churrascaria Picanha Gril, Fomento HORTIFRUTI e CERIAIS e Estacionamento do Amigo.
Seja um apoiador da página da @radiotribunadeiguatu e ajude a continuarmos gerando conteúdo.
Colabore com qualquer valor pelo PIX: lucineteigt.13@gmail.com (Banco NEON. Obrigada e que Deus te abençoe!
Obrigada por ler esta matéria e nos vemos na próxima publicação!