noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024

O prognóstico para este ano é de chuvas abaixo da média

Publicada em 27/02/24 às 13:22h - 89 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024  Compartilhar a noticia Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024  Compartilhar a noticia Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024

Link da Notícia:

Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024
 (Foto: Reprodução/Cogerh)

O açude Germinal, localizado no município de Palmácia, no Maciço de Baturité, é o primeiro reservatório cearense a sangrar em 2024. O açude atingiu o limite de sua capacidade na última sexta-feira (16). Com capacidade de armazenamento de 2.014.427 milhões de metros cúbicos de água, o Germinal beneficia atualmente mais de 13 mil famílias do Maciço. A estrutura atende à população de Palmácia e às comunidades rurais de Gado dos Rodrigues, Volta do Rio, Santa Maria, Gado dos Ferros, Boqueirão e Rochedo.

Conforme o Portal Hidrológico da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Ceará conta atualmente com 37,1% de reserva nos 157 açudes estratégicos geridos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além do Germinal, o açude Caldeirões, em Saboeiro, tem mais de 95% de recarga e está próximo de sangrar. No mesmo período do ano passado, o Estado estava com 30,9% de recarga e quatro açudes sangrando (Muquém, Germinal, Tijuquinha e Rosário). Outros cinco estavam acima dos 90%. Na oportunidade, 69 açudes estavam com recarga abaixo dos 30% – atualmente, são 48.

Para este ano, o prognóstico é de chuvas abaixo da média histórica, o que tem preocupado as autoridades hídricas cearenses. Por conta da situação, na última semana, o Governo Federal liberou maior vazão da Transposição do Rio São Francisco para a barragem de Jati, no Cariri cearense. A água, com uma vazão de 6,5m³ por segundo, seguiu pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC). A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no Estado, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas (PT) ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Com a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), liberou, ainda na última sexta-feira (16), uma vazão para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do CAC, localizada em Missão Velha.


Opinião

[ MAIS NOTÍCIAS ]




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!