noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

PSB se torna o partido com maior número de prefeitos do Ceará e, agora, espera ampliar bancadas estadual e federal

Publicada em 06/02/24 às 15:39h - 77 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia PSB se torna o partido com maior número de prefeitos do Ceará e, agora, espera ampliar bancadas estadual e federal  Compartilhar a noticia PSB se torna o partido com maior número de prefeitos do Ceará e, agora, espera ampliar bancadas estadual e federal  Compartilhar a noticia PSB se torna o partido com maior número de prefeitos do Ceará e, agora, espera ampliar bancadas estadual e federal

Link da Notícia:

PSB se torna o partido com maior número de prefeitos do Ceará e, agora, espera ampliar bancadas estadual e federal
 (Foto: Divulgação)

 O PSB se tornou, nesse domingo, após a filiação do senador Cid Gomes e da ex-governadora e Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, o partido com o maior número de prefeitos filiados no Ceará. A quase totalidade dos novos prefeitos é oriunda do PDT. Em 2020, o PSB elegeu apenas 8 prefeitos, recebeu, nos anos de 2022 e 2023, a filiação de 19 gestores e, agora, teve a base municipal turbinada com a chegada de outros 34 Chefes de Executivos de cidades do Interior e da Grande Fortaleza.

A projeção dos dirigentes estaduais do PSB apontava que seriam, pelo menos, 42 novos prefeitos filiados, mas as circunstâncias locais neutralizaram temporariamente o ingresso dos demais gestores nos quadros socialistas. O PSB vai, porém, engordar ainda mais a caminho das eleições de outubro.

AMPLIAÇÃO DE BANCADAS

O presidente regional do PSB, Eudoro Santana, anunciou que deputados estaduais e federais descontentes no PDT também estão a caminho do Partido Socialista Brasileiro. São, pelo menos, 9 deputados estaduais e quatro deputados federais.

Os dissidentes pedetistas, que exercem mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, só podem se desfiliar dentro da janela partidária – seis meses antes das eleições. Ou seja, nesse caso, oficialmente, a troca de partido se dará no primeiro semestre de 2026 quando todos estarão na briga pela reeleição.

Os deputados estaduais e federais chegaram a receber uma carta de anuência assinada pelo então presidente regional, senador Cid Gomes, que os possibilitava deixar o PDT sem risco de perda de mandato.

A Comissão Provisória que comanda atualmente o PDT, sob orientação do ex-presidenciável Ciro Gomes, anulou as cartas de anuência. Quem insistir em deixar o partido, pode sofrer pedido de cassação de mandato na Justiça Eleitoral. Com esses contratempos, os dissidentes do PDT adiaram o ingresso no PSB.

Blog do Amaury Alencar





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!