Com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), o socorro vem literalmente do céu. Em mais uma importante missão, na manhã desta sexta-feira (05), a Ciopaer, juntamente com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou o transporte aéreo de um fígado para transplante do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, para Fortaleza. Tornando a missão ainda mais importante, este foi o primeiro transporte de órgão do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) para a Capital, além disso, foi o primeiro transporte aéreo realizado pela Ciopaer de um órgão para transplante no ano de 2024.
“Recebi a notícia de que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) realizou a primeira captação de órgão para transplante. O procedimento vai transformar a vida de um paciente que aguardava por um fígado. Parabéns às equipes do HRVJ e da Central Estadual de Transplantes, responsáveis pelo procedimento, e às nossas Forças de Segurança, que garantiram o transporte seguro do órgão, em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)”, destacou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Todo o trabalho foi realizado em menos de quatro horas, tendo a aeronave Fênix 08 saído de Fortaleza às 07h27min e retornado para a Capital às 11h15min, com cerca de 55 minutos de voo de ida e 48 minutos de volta.
A aeronave foi pilotada pelo tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Barreto, e pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Nivan. No helicóptero, também estava a equipe da Central de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), composta pelos médicos João Ivo Xavier e Anderson Sanches, e pelo enfermeiro Bartolomeu Neto. Em Limoeiro do Norte, a captação do fígado ainda contou com o trabalho da equipe médica do HRVJ.
“A Ciopaer tem como lema “Voar para proteger e salvar”, e das muitas atividades que nós desenvolvemos está o transporte de órgãos. Levamos as equipes da Central de Transplante até as localidades no interior do Ceará, onde eles chegam, captam os órgãos e transportam para salvar uma vida. A Ciopaer se orgulha em poder ajudar e agilizar esse processo, pois uma viagem por terra, de ida e volta, seria fora do tempo de captação, enquanto que a aeronave levou aproximadamente uma hora e 45 minutos de ida e volta”, reforçou o copiloto da aeronave, tenente-coronel Nivan.
Ascom SSPDS