Aconteceu uma sessão solene ontem quinta-feira (16/11), no Plenário 13 de Maio, em homenagem aos 60 anos de fundação da Associação Cearense de Jornalistas (Acej). A solenidade atendeu a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT), subscrito pelos deputados Queiroz Filho (PDT), Dra. Silvana (PL) e Sargento Reginauro (União).
O deputado Claudio Pinho falou da importância da entidade, que foi fundada em 30 de junho de 1963, no município de Canindé. “A Acej tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará. Sua dedicação em promover a excelência no setor jornalístico é merecedora de reconhecimento e celebração”, enfatizou.
“A Acej é uma Associação composta por pessoas que sempre procuraram fazer o bem, trazendo informações relevantes. E assim estamos aqui hoje, para reconhecer aqueles que no passado fizeram com que a notícia pudesse chegar nos locais mais diversos. Os grandes meios de comunicação não existiriam sem os correspondentes do Interior. Por isso, quando a gente vê um grupo que se organiza na tentativa de fazer com que a informação de qualidade chegue na casa dos cearenses, isso merece todo reconhecimento”, completou.
Representando o Governo do Estado do Ceará Eônio Fontenele, assessor parlamentar da Casa Civil, salientou que a comunicação hoje em dia tem um cotidiano diferente da época de fundação da Acei. “Nos dias atuais, a notícia é instantânea e em tempo real. Por isso, mais do que nunca, precisamos de uma comunicação comprometida com os fatos e sem sensacionalismo. Por esse motivo, o papel de cada um de vocês que compõem a Acej é fundamental”, pontuou.
O jornalista Walter Bardawil Pinto, presidente da Acej, destacou que nesses 60 anos, a Acej vem lutando para sobreviver, numa luta incansável a favor da ética jornalística e em meio ao advento da tecnologia e das redes sociais. “Seguiremos superando todos os desafios, prezando por uma comunicação séria, ética e profissional” – finalizou.
A mesa da solene foi composta por Glaucia Gondim Tavares, vice-presidente da Acej; Silvana Frota, jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios; Vicente Alencar, presidente da Academia Cearense de Poesia; e David Eskinazi, futuro presidente da Academia Cearense de Letras Infantis.