O quixeramobinense e ex-deputado estadual Eudoro Santana, 86 anos, pai do atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), irá assumir a direção do PSB no Ceará. O comando deve ser passado para Santana até o final de agosto deste ano. Atualmente, Sérgio Rufino é o presidente da legenda.
Segundo o ex-presidente do PSB no Ceará, Denis Bezerra, já acontecia há alguns meses a negociação para a indicação de Eudoro para a pasta. Essa mudança visa fortalecer a aliança com a base governista de Elmano de Freitas (PT) para a disputa de 2024, além de aumentar o número de prefeituras. “Até o fim de agosto, o Eudoro assume, e o PSB entra na base do Elmano formalmente. Esse elo que se forma vem para fortalecer esses vínculos do PSB com o PT, a nível federal e aqui no Estado do Ceará”, disse ele.
Apesar dessa nova aliança e de compor a base do Governo Lula (PT), no Ceará, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não apoiou a candidatura do atual governador do Ceará nas eleições de 2022.
Eudoro Santana nasceu em 1936, em Quixeramobim, no Sertão Central Cearense, já ocupou cargos federais e estaduais, sendo eleito deputado estadual por quatro mandatos. Santana é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e funcionário público da Petrobras.
Repórter Ceará