noticias Seja bem vindo ao nosso site Site Tribuna de Iguatu!

Geral

São João: comidas de milho são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação

Publicada em 24/06/23 às 09:51h - 76 visualizações

Rádio Tribuna de Iguatu


Compartilhe
Compartilhar a noticia São João: comidas de milho são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação  Compartilhar a noticia São João: comidas de milho são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação  Compartilhar a noticia São João: comidas de milho são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação

Link da Notícia:

São João: comidas de milho são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com moderação
 (Foto: Rádio Tribuna de Iguatu)
O período de festas juninas é um dos mais esperadas do país. A tradição é de música e festa, mas principalmente de pratos típicos, geralmente tendo o milho como ingrediente principal. Pamonha, canjica, milho cozido ou assado, bolos e muitas outras delícias tomam conta das mesas dos brasileiros, principalmente no Nordeste. De acordo com a nutricionista e docente do curso de Nutrição da Estácio, Sandra Marinho, uma curiosidade é que a tradição das comidas de milho no São João se consolidou pois a festa coincide com a época de colheita do grão.

 Mas apesar de serem deliciosas, as comidas típicas juninas são, em sua maioria, bastante calóricas. “São pratos ricos em açucares e gorduras, então, é preciso ter parcimônia na hora de consumi-los, fazendo escolhas mais conscientes e equilibradas. Por outro lado, o milho é um grão com muitos compostos benéficos para a saúde, rico em carboidratos complexos e fibras alimentares”, aponta Sandra.

 A proteína vegetal do milho, quando combinada com leguminosas como o feijão, fornece aminoácidos essenciais para o organismo. “O cereal é também fonte de vitaminas A e B1 e minerais como magnésio, potássio entre outros” completa a nutricionista. Segundo a coordenadora, é importante que as pessoas observem suas restrições alimentares, adaptando as receitas de acordo com suas necessidades. “Por exemplo, para o diabético, quando possível substituir o açúcar de mesa (sacarose) da preparação por substitutos do açúcar, como o xilitol, eritritol e stévia”, indica.

Para ajudar quem quer aproveitar as delícias juninas sem culpa, Sandra Marinho indica uma receita de canjica light. Confira abaixo:

Receita de Canjica light

- 3 colheres (45g) de substituto do açúcar que vá ao fogo;

- 4 espigas de milho médias (300g);

- 1 copo de leite (150 ml) desnatado;

- 1 copo de leite de coco (150 ml) light;

- Canela em pó a gosto;

Bata bem o milho no liquidificador, acrescente o leite desnatado, o leite de coco e o adoçante. Leve ao fogo em uma panela até começar a soltar do fundo. Coloque em um refratário, deixe esfriar e salpique a canela por cima. Deixe na geladeira para firmar. Corte e sirva.

Por Camila Vasconcelos -Jornalista



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99736-1893

Copyright (c) 2024 - Site Tribuna de Iguatu
Converse conosco pelo Whatsapp!