Mais uma rodada de previsões do modelo GFS (Global Forecast System) é apresentada no vídeo. Os dados de entrada do modelo são de 23 de abril e o cenário traçado para a precipitação pluviométrica no Brasil, tem validade dentro do intervalo entre os dias 23 e 29 de abril de 2023.
Centro-sul do país: baixa probabilidade de chuva para grande parte da região, há uma maior probabilidade de chuvas para o centro-leste do Mato Grosso do Sul, sudoeste paulista, centro-oeste do Paraná e centro-oeste de Santa Catarina, para as demais áreas da região, baixa expectativa de chuvas entre 23 e 29 de abril.
Mato Grosso, grande parte de Tocantins e sul do Pará, também deverão ter pouca ou nenhuma chuva de acordo com o modelo.
O destaque é mais uma vez o norte da Região Norte do país, com acumulados que poderão chegar a 135 mm de chuva dentro do intervalo considerado.
Para boa parte do interior do Nordeste, a perspectiva é de pouca ou nenhuma chuva no intervalo considerado.
No litoral da Bahia, Sergipe e Pernambuco há expectativa de chuvas em acumulados moderados, que poderão atingir até 45 mm.
Na Paraíba, Rio Grande do Norte e grande parte de Pernambuco, Piauí, sul do Ceará, centro-sul do Maranhão pouca ou nenhuma chuva dentro do intervalo considerado.
Para o norte do Maranhão os acumulados poderão variar entre 25 mm e 85 mm de chuva, já para o centro-norte do Ceará, os acumulados poderão variar entre 15 mm e 35 mm entre 23 e 29 de abril.
Com as informações: www.patosonline.com