ADMINISTRAÇÃO "JUNTOS VENCENDO OS DESAFIOS" Prefeito: Antonio Wilamar Palácio de Oliveira Presidente da Câmara: Messias Oliveira
PEQUENO HISTÓRICO
As terras entre as serras: dos Bastiões, das Palmeiras, da Quicumcá e de Santa Maria eram habitada por diversas etnias indígenas tais como os: Jucá, Quixará, Quixelô e com a expansão das missões indígenas, da pecuária e busca do ouro sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A consolidação deste se deu partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité em direção do Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragem do projeto da construção da barragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto antigo distrito de São Mateus, desenvolveu-se até a emancipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio Pessoa na presidência da República, inclui no seu plano de salvação de Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas POÇO DOS PAUS seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos; foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado à categoria de vila, pertencendo ao município de São Mateus (hoje Jucás). O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo o vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira . Em 1938, veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela –mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu, Bela Vista e Caipú, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição. A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do seu primeiro prefeito eleito, Sr. Silvestre de Almeida Duarte (Silva Almeida). Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho "rio do cari", de cari peixe de água doce. Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca a margem direita à 02 Km, abaixo da cidade. O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada. Cariús é Palavra tupi e foi emancipado na gestão do prefeito Cândido Lavor (seu Candinho), quando estava a frente do Município de Jucás, que ao lado da Câmara Municipal de Jucás, deram total apoio ao Projeto de Emancipação do povo desse Distrito.
O município de Cariús ocupa uma área de 1.061,80km² e de acordo com o censo de 2010, toda população incluindo zona rural e urbana é de 18.567 habitantes, sua densidade demográfica é de 17,49 hab/km2, Área (% em relação ao Estado): 0,73. - Altitude: 240,62m. - Latitude: 6°32’. - Longitude: 39°29’, estando localizado na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, à 34 km de Iguatu e a 4 km da cidade de Jucás. Limitando-se ao norte com os municípios de Jucás e Iguatu; ao sul com os municípios de Várzea Alegre e Farias Brito e; ao leste com os municípios de Cedro e Várzea Alegre e ao Oeste com o município de Tarrafas. Distritos: Sede, Caipu, São Bartolomeu, Bela Vista e São Sebastião. Acidentes Geográficos: Rios Jaguaribe e dos Batiões, Riachos Cariús, dos Cavalos, Muquém, da Brava, e Serra do Jatobá
Os principais eventos são: a festa da padroeira: Nossa Senhora Auxiliadora que tem os seus festejos de: 30 de agosto a 08 de setembro. E a Semana do Município de 20 a 25 de Março (Dia do Município 25 de Março), ambos contam com grande número de Conterrâneos que moram fora e visitam o Município nestas épocas, além de muitos amigos visitantes de diversas localidades do nosso Estado e de outros Estados da federação. Cariús possui hoje como ponto Turístico Religioso, o Santuário Mãe Rainha, que atrai constantemente, muitos fiéis e visitantes a esta cidade.
NONATO Gomes Leite – Jornalista, comunicador, colunista, cerimonialista e escritor – Jucás-Ceará.
Seja um apoiador da Rádio Tribuna de Iguatu e ajude a continuarmos gerando conteúdo. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo:
CNPJ: 00738169000143 (Francisca Lucinete de Souza).