O Ceará registrou um total de mais de 202 incêndios em residências somente entre 1º de janeiro a 9 de março deste ano, segundo balanço do Corpo de Bombeiros. Do total, 172 foram registrados em Fortaleza e 30 no interior do Estado. Se considerado apenas o mês de março, foram 30 ocorrências em menos de 10 dias. Um dos casos mais recentes ocorreu no bairro Passaré, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 8, onde uma casa teve a cozinha e a lavanderia consumidas pelo fogo.
Conforme investigações iniciais divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, é provável que o incêndio tenha começado pela máquina de lavar roupas. Felizmente, não houve vítimas. Na ação, foram utilizados 2,3 mil litros de água para apagar o incêndio na residência. Ainda assim, o incêndio atingiu a lavanderia e a cozinha da residência, causando danos materiais.
Também nesta semana, foi registrado, na capital cearense, um sinistro de grandes proporções em um edifício residencial localizado na Rua Barão de Aracati, na Aldeota, área nobre da cidade. Um apartamento no quinto andar acabou atingido pelas chamas e gerou uma cortina de fumaça. Danos também foram registrados no sexto andar do prédio. Felizmente, não houve feridos.
A Defesa Civil de Fortaleza foi acionada para realizar uma inspeção no imóvel, que chegou a ser interditado por questões de segurança. Não se sabe exatamente o que provocou o incêndio.
Segundo o levantamento, a maior parte das ocorrências no Ceará se dão em residências onde vive apenas um núcleo familiar (159, no total, diante de 43 observados em ambientes multifamiliares, como condomínios residenciais). A maioria dos registros ocorreu na capital cearense.